Êxito nacional para atletas de Sup do Naval

É o resultado de um grande trabalho iniciado pelo Clube Naval do Funchal na modalidade de stand up paddle: Verónica Silva e Tomás Lacerda acabam de receber esta tarde em Matosinhos, o título mais aguardado da época. Os navalistas sagraram-se campeões nacionais durante o SUP Challenge Wave & Race, evento integrado na quinta edição do Porto&Matosinhos Wave Series e que contou para o Campeonato Nacional de SUP Race Técnico e Campeonato Nacional de SUP Wave.

Verónica Silva, conta-nos que “queria muito esta vitória” e sabia que qualquer falha colocaria em risco o seu objetivo. “Foi muito competitivo, o Race técnico é muito exigente e cheguei a pensar – quando caí da prancha na zona de rebentação – que não iria conseguir mas, depois, a Ângela (principal opositora) também caiu e foi a partir daí que dei tudo o que tinha e já só pensava que esta vitoria tinha que ser minha” revela-nos a campeã nacional de sub 18 e campeã nacional absoluto em Sup Race Técnico no rescaldo da prova.

O segundo lugar do pódio também foi entregue à Madeira através da prestação de Leonor Jardim do Centro Treino Mar.

As madeirenses ficaram à frente de uma das melhores atletas do país e do Top 10 europeu, Ângela Fernandes dode Surf Clube de Viana.

Ângela Chevarria Fernandes ficou na terceira posição, foi tri campeã nacional na vertente de SUP técnico e SUP maratona, 3ª classificada por equipas no Campeonato de Europa de 2016 e 5º classificada em SUP técnico no Campeonato da Europa 2017, entre outros títulos.

Verónica Silva para além de campeã regional de sub 18 tanto na modalidade de SUP como em surf, soma também já vários títulos nacionais no escalão sub 18 e vice-campeã em Open. Desta feita, depois de muitos dias de treino “ou a remar, ou a surfar, ou no ginásio” Verónica não deixou escapar a vitória absoluta.

Com a colaboração do treinador Ricardo Rodrigues e de Duarte Pinto na preparação física, Tomás Lacerda, que viu a sua colega de treinos vencer, sentiu ainda mais “pressão” para ganhar. E assim foi! Conquistou o primeiro lugar de sub 18 e open, deixando para trás o atleta com mais títulos a nível nacional, Filipe Meira (do Surf Clube de Sesimbra), e o atleta do Algarve, Diogo Sousa (Albufeira Surf Club), sendo apenas ultrapassado por Leonard Nika (Peniche Surfing Club), atleta internacional que, pela sua nacionalidade italiana, não pontua nesta prova.

“Estava nervoso na final e a ver a minha colega a ganhar ainda senti mais pressão por isso esta vitória tem um misto de emoções já que este era um objetivo desde o inicio da época”. O jovem navalista revelou ainda que esta é a sua vertente favorita de Stand Up Paddle e sendo o “ultimo ano junior ainda conseguir ganhar no Open deixa-me muito satisfeito”.
Tomás Lacerda terminou as suas declarações agradecendo “ o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo clube para proporcionar todas as condições para treinar e participar nestas provas”. O mesmo acontece com Verónica que para além de “sentir um grande orgulho pelo clube”, tudo fará para continuar a treinar com as cores do Naval mesmo com a entrada na faculdade. Ricardo Rodrigues, treinador do Naval, está feliz com a prestação dos seus formandos e confiante que, “em conjunto com a Direção do clube encontrará condições para continuar a apoiar os atletas e a modalidade de Stand Up Paddle no CNF.”

Popular