Navalistas com boas prestações na Taça de Portugal de Velocidade
David Fernandes e os irmãos Rodolfo e Gonçalo Neves competiram no passado fim de semana (22 e 23 de abril) em Montemor-o-Velho, na Taça de Portugal de Velocidade, na Seletiva Nacional de Seniores.
No que concerne aos resultados, David Fernandes classificou-se no 9º lugar em k1, nos 1000 metros e em 5º lugar em k1 de 500 metros.
Segundo o canoísta navalista, “o objetivo foi alcançado, sendo que era entrar nos critérios da seleção nacional, ou seja, atingir o lugar estipulado pela equipa técnica, para integrar na seleção. É sempre bom ganhar medalhas, mas com a idade que tenho, é preciso saber controlar o esforço e preparar-me para os objetivos internacionais desta época, numa distância nova de k4, em 500 metros”.
Quanto a Rodolfo Neves, nos k1 de 1000 metros, ficou 12ª posição e em 9º na prova de 500 metros. Segundo o atleta as provas correram bem, sendo que “os resultados foram os esperados e fiquei muito contente com a minha prestação. Estive numa final com atletas olímpicos e isso foi muito gratificante para mim. Agora, é tempo de me focar na disciplina de maratona”.
No que respeita à prestação de Gonçalo Neves, o mesmo ficou classificado na 7ª posição na semifinal, o que não lhe deu acesso a nenhuma final. No entanto, encontra-se focado em trabalhar para melhores resultados nas provas que se avizinham.
A Taça de Portugal de Velocidade foi uma prova da organização da Federação Portuguesa de Canoagem e que contou com a presença de 507 atletas de 46 clubes.
II Estágio Técnico da Seleção da Madeira
Decorreu entre os dias 22 e 23 de Abril, o 2º estágio de Capacitação Técnica: Cadetes e Infantis (A e B), no qual participaram 16 nadadores navalistas.
O estágio foi um sucesso, tal como o estágio que decorreu no mês de Dezembro. Segundo o treinador Pedro Luís “é com este tipo de iniciativa que os nadadores criaram laços de amizade dentro do próprio clube, como também entre os diferentes clubes, o que é de louvar. Houve uma grande interação entre os treinadores para que tudo corresse bem”.
Canoístas do Naval na Taça de Portugal de Velocidade, na Seletiva Nacional de Seniores
Os irmãos Rodolfo e Gonçalo Neves e David Fernandes competem este fim-de-semana na Taça de Portugal de Velocidade, na Seletiva Nacional de Seniores.
A competição terá lugar nos dias 22 e 23 de Abril em Montemor-o-Velho, sendo que os canoístas navalistas irão efetuar a prova de 500 e 1000 metros em k1. Os nossos atletas têm vindo a treinar para esta competição, sendo que é esperada uma boa prestação e com possíveis resultados positivos.
A organização é da Federação Portuguesa de Canoagem e contará com a presença de 507 atletas de 46 clubes.
Nadadores navalistas no II Estágio Técnico da Seleção da Madeira
A Associação de Natação da Madeira irá levar a efeito nos dias 22 e 23 de Abril, o 2º estágio de Capacitação Técnica: Cadetes e Infantis (A e B).
Foram convocados num total 16 nadadores do Clube Naval do Funchal. Em cadetes, marcarão presença; Diogo Oliveira, João Rodrigues, André Leitão, Rodrigo Boulhosa, Maria Ferro, Beatriz Sequeira, Ana Abreu, Beatriz Freitas e Inês Deus. Nos infantis, estaremos representados por Maria Gonçalves e Gonçalo Câmara. Por fim, nos Infantis B, irão estar Sofia Nascimento, Maria Araújo, Teresa Jardim, Afonso Camacho e Rafael Barry.
O estágio irá conter três momentos de avaliação, onde serão feitos treinos de água através de uma avaliação técnica de 4 estilos, avaliação dos 400 metros e 50 metros livres e ainda uma preparação física, onde irão ser privilegiadas as técnicas de mariposa e bruços (técnicas simultâneas) e respetivas partidas e viragens.
Quanto aos locais de estágio, no dia 22 de manhã será na piscina Jaime Moniz e na parte da tarde no Complexo Desportivo da Nazaré. Já no dia 23, será na piscina dos Salesianos.
A acompanhar os atletas irão estar presentes os treinadores navalistas Afonso Ramos, Filipe Fraga e Pedro Luís, que segundo este “o estágio é importante para aferir a evolução dos nadadores dentro da época desportiva 2016/2017, como também servirá de estudo a longo prazo de alguns nadadores, que de uma forma, ou de outra, afirmam-se no panorama regional, nacional ou até mesmo internacional”.
Tomás Lacerda de volta ao segundo estágio no Centro de Alto Rendimento de Peniche
O próximo estágio da Federação Portuguesa de Surf (FPS), de preparação para a equipa nacional de juniores de Surf, terá lugar no Centro de Alto Rendimento de Peniche (CAR). Este é o local que volta a receber um grupo de jovens promissores desta modalidade, incluindo o surfista navalista Tomás Lacerda que vai lutar para integrar na seleção.
Os jovens surfistas regressam aos treinos nas ondas de Peniche, de 19 a 21 de Abril, relembrando que o primeiro estágio decorreu entre dia 28 e 29 de Março.
A expectativa de Tomás Lacerda para este segundo estágio é, e segundo o mesmo “demonstrar um bom surf e dar o meu melhor, realizando os objetivos que me forem facultados no estágio, para poder representar Portugal. Quanto ao primeiro estágio, superou as minhas expectativas, porque pensei que o meu nervosismo iria atrapalhar, mas acabei por ter uma boa prestação. O nível competitivo é muito alto sendo que tenho sempre de dar o meu melhor”.
O Estágio visa a preparação para o Campeonato Mundial de surf no Japão, e que segundo João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf “Portugal foi sempre representado por atletas com as melhores condições, quer físicas, técnicas ou psicológicas. Todo o trabalho desenvolvido durante os estágios da FPS é fundamental para que os nossos jovens progridam e se sintam confiantes e capazes de alcançar os melhores resultados nas diferentes provas”.











