CNF recebeu a tripulação da embarcação Race for Water na sede social do clube

Treze dias após a partida de Lorient (França), o iate suíço Race for Water efetuou a sua primeira escala do projecto de circum-navegação na Ilha da Madeira no passado dia 20 de abril.

Dois dias depois da chegada, o Naval do Funchal teve a honra de receber, nas suas instalações da sede social à Quinta Calaça, a tripulação deste enorme e sui generis barco.

A presidente navalista, Mafalda Freitas deu as boas vindas a todos os convidados e começou por dar a conhecer as instalações sociais do CNF, dando a conhecer um pouco do historial do clube e da instalação. Com a exposição, “Olhares sobre o Mergulho científico na Madeira”, patente, deu a conhecer a todos a iniciativa, momento que todos revelaram um grande interesse e agrado.

Findada a visita, Marco Simeoni (presidente da fundação) efetuou uma apresentação da embarcação, explicando que a expedição científica e ambiental é feita a bordo de uma embarcação auto-suficiente do ponto de vista energético, destacando os cerca de 500 metros quadrados de painéis solares instalados, que percorrem todo o convés da estrutura flutuante. Esta é uma embarcação especial, devido ao sistema de painéis solares, como também devido às suas qualidades ambientais, no sentido de que dessalinizam a água, quer para consumo, quer para decompô-la e retirar o hidrogénio da molécula de água, produzindo assim hidrogénio no sentido de obterem energia.

A fundação pretende com esta expedição mostrar da importância de preservar a água, sendo esse o seu grande objetivo. A grande missão desta embarcação, viajando à volta do mundo, passa por observar pontos no oceano onde existam plásticos. Apesar de retirar todos esses materiais do oceano ser um processo muito complexo, o pretendido é avaliar o atual estado dos oceanos.

Neste sentido, a fundação tem um objetivo claro, que passa por promover soluções e combater a poluição provocada pelo plástico nos oceanos, visto que este é um grande problema em todo o mundo, sendo que são encontrados plásticos em muitos locais, inclusive junto à costa e em grandes quantidades.

No final da apresentação de Marco Simeoni, procedeu-se a uma troca de lembranças entre as instituições. Após este momento, deu-se então inicio a um convívio já tradicional do CNF, sendo este o almoço da Malta do Calhau, onde várias pessoas, de uma forma informal tiveram a oportunidade de conviver com os elementos da tripulação.

Quanto à odisseia do Race for Water, continuou o seu percurso no passado Domingo dia 23 de Abril, rumo à próxima escala, que será nas Bermudas (para a America’s Cup), com chegada prevista para o dia 20 de maio. Também irá efetuar escalas em outros eventos internacionais, tais como em Tóquio (para os Jogos Olímpicos), no Dubai (para a Exposição Universal), entre outras paragens até 2021, no âmbito de sensibilizar o público em geral sobre as diferentes soluções propostas pela fundação, no que concerne em preservar o oceano de poluições.

Popular