Tomás Lacerda atleta do Clube Naval do Funchal sagrou-se Campeão Nacional de SUP Race Maratona do escalão de sub 15

O primeiro dia de competição do Madeira Sup Challenge arrancou pelas 10h30 com a primeira prova do Campeonato Nacional de SUP Race Maratona do escalão sub15 feminino e masculino, em pranchas de 12.6. Em competição estiveram cinco atletas: Luna Freitas do Clube Naval do Funchal, Sara Berenguer da Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena, Verónica Silva do Clube Desportivo Nacional, Tomás Lacerda do Clube naval do Funchal e Joaquim Brasão do Centro Treino Mar.

Logo à partida, destacou-se Tomás Lacerda que saiu logo em vantagem em relação aos restantes participantes. Segundo o atleta do CNF “o meu maior rival era o Joaquim Brasão do CTM que tem treinado muito, e eu estava um pouco reticente, mas quando estava na linha de partida à espera do início da prova foquei-me e mentalizei-me que queria ganhar este título, e pensei em pôr em prática tudo o que Ricardo Rodrigues me indicou e todas as dicas que o Magnus Lindstedt referenciou ontem no Workshop. Apliquei tudo o que me aconselharam, conseguindo controlar bem a prova, tendo estado sempre em vantagem, apesar de uma queda na primeira boia devido a uma vaga, mas que não me fez ficar para trás.

Tomás Lacerda traçou a linha da meta passados 32 minutos e 39 segundos da partida, que segundo o atleta “Esta vitória é inesquecível pois eu nunca acreditei muito ganhar, visto esta não ser a minha modalidade, sendo que a minha prioridade é o Surf e supostamente, hoje estaria presente na terceira etapa do Circuito de Lisboa, mas como havia este campeonato cá na região, e sendo o meu clube a organizar é mesmo uma honra representar o Clube Naval do Funchal levando ainda a vitória. Quanto à competição, sendo a primeira vez que sou campeão nacional em algum desporto, é algo inesquecível e que vou recordar. Apesar de o Surf ser a minha modalidade e eu dar prioridade, espero puder treinar mais vezes Stand Up Paddle e sendo que agora tenho este titulo, vou levar a sério esta modalidade, o que também só me trás benefícios para o Surf a nível físico, que é como o Magnus indicou, que o surf é ótimo para o SUP como o SUP é ótimo para o surf. O Workshop de ontem acabou por inspirar-me sem dúvida, visto que, houve uma parte teórica e depois, tivemos oportunidade de colocar em prática, o que foi excelente para aplicar tudo aqui hoje.

Nos femininos sagrou-se Campeã Verónica Silva do Clube Desportivo Nacional, que efetuou a prova em 38 minutos e 15 segundos.

Ainda nos femininos, em segundo lugar nesta prova, ficou Sara Berenguer e em terceiro Luna Freitas. Nos masculinos o segundo lugar pertenceu a Joaquim Abreu.

Esta foi a primeira vez que foi atribuído a nível nacional estes títulos tanto em feminino e masculino de sub 15 e efetuaram um percurso de 4,944km.

Popular