Francisco Miguel Rocha Luís, Ricardo Jorge Freitas Melim, da modalidade de Pentatlo Moderno (Biatle), Mónica da Graça Rodrigues Mendonça, da modalidade Vela adaptada e Susana Sousa Gomes da modalidade de natação, foram os atletas congratulados pelo Governo Regional da Madeira, ao final da tarde desta segunda feira dia 28 de setembro. Na cerimónia de entrega dos louvores atribuídos na época desportiva 2019/2020 que decorreu Quinta Magnólia, António Fontes , Presidente do CNF, que fez questão de comparecer para felicitar os atletas do seu clube neste merecido reconhecimento. Francisco Luís e Ricardo Melim, receberam o louvor pelo título de campeões europeus conquistado em Junho de 2019 em Machico durante o Campeonato Europeu de Biatle. Francisco Luís venceu nos Juniores e Ricardo Melim nos veteranos. Mónica Mendonça foi homenageada , num sentido aplauso da plateia presente, pelo terceiro lugar obtido no Campeonato Europeu de Classe Hansa, realizado em Portimão em Outubro de 2019, enquanto que, Susana Sousa Gomes foi distinguida pelo título de campeã do mundo de masters nos 100 metros mariposa realizados na Coreia do Sul em Agosto de 2019.
Mais de cem medalhas no arranque da nova época
O CNF começou com o “a braçada direita” a época desportiva 2020/2021, em natação, ao conquistar 123 medalhas no Torneio de Abertura Rogério Rodrigues, que decorreu do passado dia 26 de setembro nas Piscinas Olímpicas da Penteada.
Com 55 nadadores a representar o clube, desde os escalões infantis até aos seniores, o Clube Naval do Funchal foi o clube mais representativo numa prova que serviu para aferir o a forma física e preparação dos atletas. No segundo lugar coletivo, ficou o Clube Desportivo Nacional com 91 medalhas e o Clube Desportivo de São Roque com 35.
De realçar que estas provas foram realizadas sob fortes contingências relativas ao estado atual pandémico, cumprindo diversas recomendações das autoridades de saúde, como o uso obrigatório de máscara e a divisão do nadadores em duas sessões distintas.
Note-se que a equipa principal do CNF encontra-se na 1ª Divisão Nacional Masculina e na 3ª Divisão Nacional Feminina pelo que espera-se que esta seja a primeira de muitas emocionantes competições de 2020/2021.
Lourenço Cardoso e António Ornelas vencem 420
Lourenço Cardoso e António Ornelas ganharam na classe 420 a 5ª Prova do Campeonato Regional de Vela Ligeira/Brisa. A vitória foi entregue ao final da tarde de ontem em Santa Cruz, local onde decorreu esta regata. Os navalistas conquistaram o primeiro lugar após 5 regatas, sendo seguidos pela dupla Pedro Fernandes/Valter M. e por João M./ Francisco Freitas ambas as equipas do Iate Clube de Santa Cruz.
Catarina Sousa, da Associação Náutica da Madeira, levou a melhor na classe Laser Radial mas o velejadores do CNF, Tomás Sousa e Pedro Baltazar, não deixaram escapar o segundo e terceiro lugar do pódio, respetivamente. Também em Laser Radial, João Relvas ficou no 5º lugar. Catarina Gay, no Laser 420, ficou no 4º lugar, onde a vitória sorriu a Guilherme Jesus do Iate Clube de Santa Cruz. Em Optimist Juvenil Ema Figueira ficou na 8ª posição e Martim Vasconcelos no 14º lugar. Nesta classe, Júlia Cardoso da Associação Náutica da Madeira, foi a grande vencedora.
Êxito nacional para atletas de Sup do Naval
É o resultado de um grande trabalho iniciado pelo Clube Naval do Funchal na modalidade de stand up paddle: Verónica Silva e Tomás Lacerda acabam de receber esta tarde em Matosinhos, o título mais aguardado da época. Os navalistas sagraram-se campeões nacionais durante o SUP Challenge Wave & Race, evento integrado na quinta edição do Porto&Matosinhos Wave Series e que contou para o Campeonato Nacional de SUP Race Técnico e Campeonato Nacional de SUP Wave.
Verónica Silva, conta-nos que “queria muito esta vitória” e sabia que qualquer falha colocaria em risco o seu objetivo. “Foi muito competitivo, o Race técnico é muito exigente e cheguei a pensar – quando caí da prancha na zona de rebentação – que não iria conseguir mas, depois, a Ângela (principal opositora) também caiu e foi a partir daí que dei tudo o que tinha e já só pensava que esta vitoria tinha que ser minha” revela-nos a campeã nacional de sub 18 e campeã nacional absoluto em Sup Race Técnico no rescaldo da prova.
O segundo lugar do pódio também foi entregue à Madeira através da prestação de Leonor Jardim do Centro Treino Mar.
As madeirenses ficaram à frente de uma das melhores atletas do país e do Top 10 europeu, Ângela Fernandes dode Surf Clube de Viana.
Ângela Chevarria Fernandes ficou na terceira posição, foi tri campeã nacional na vertente de SUP técnico e SUP maratona, 3ª classificada por equipas no Campeonato de Europa de 2016 e 5º classificada em SUP técnico no Campeonato da Europa 2017, entre outros títulos.
Verónica Silva para além de campeã regional de sub 18 tanto na modalidade de SUP como em surf, soma também já vários títulos nacionais no escalão sub 18 e vice-campeã em Open. Desta feita, depois de muitos dias de treino “ou a remar, ou a surfar, ou no ginásio” Verónica não deixou escapar a vitória absoluta.
Com a colaboração do treinador Ricardo Rodrigues e de Duarte Pinto na preparação física, Tomás Lacerda, que viu a sua colega de treinos vencer, sentiu ainda mais “pressão” para ganhar. E assim foi! Conquistou o primeiro lugar de sub 18 e open, deixando para trás o atleta com mais títulos a nível nacional, Filipe Meira (do Surf Clube de Sesimbra), e o atleta do Algarve, Diogo Sousa (Albufeira Surf Club), sendo apenas ultrapassado por Leonard Nika (Peniche Surfing Club), atleta internacional que, pela sua nacionalidade italiana, não pontua nesta prova.
“Estava nervoso na final e a ver a minha colega a ganhar ainda senti mais pressão por isso esta vitória tem um misto de emoções já que este era um objetivo desde o inicio da época”. O jovem navalista revelou ainda que esta é a sua vertente favorita de Stand Up Paddle e sendo o “ultimo ano junior ainda conseguir ganhar no Open deixa-me muito satisfeito”. Tomás Lacerda terminou as suas declarações agradecendo “ o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo clube para proporcionar todas as condições para treinar e participar nestas provas”. O mesmo acontece com Verónica que para além de “sentir um grande orgulho pelo clube”, tudo fará para continuar a treinar com as cores do Naval mesmo com a entrada na faculdade. Ricardo Rodrigues, treinador do Naval, está feliz com a prestação dos seus formandos e confiante que, “em conjunto com a Direção do clube encontrará condições para continuar a apoiar os atletas e a modalidade de Stand Up Paddle no CNF.”
Equipa de vela com regata em Santa Cruz
O CNF irá participar na 5ª Prova do Campeonato de Vela Ligeira|Brisa a realizar-se nos dias 26 e 27 de Setembro, com os seguintes atletas: Ema Figueira e Martim Vasconcelos em Optimist Juvenil, Catarina Gay em Laser 4.7, João Relvas, Tomás Sousa e Pedro Baltazar em Laser Radial e a dupla António Ornelas e Loureço Cardoso no 420.
A regata será organizada pelo Iate Clube Santa Cruz em coorganização com a Associação Regional de Vela, com patrocínio do Grupo Sousa e da Brisa Maracujá, tendo lugar no campo de regatas da baía de Santa Cruz. Desejamos boa sorte aos nossos atletas!
Homens e mulheres do mar premiados pela prestação na Regata Madeira – Porto Santo
A entrega de prémios da II Regata Porto Santo Line decorreu no final da tarde do passado sábado no Naval Restaurante. A cerimónia que contou com cerca de 35 convidados, entre eles Pedro Amaral Frazão, CEO do Grupo Sousa em representação da marca Porto Santo Line – patrocinadora do evento – Juan Gonçalves, Diretor de Serviços de Apoio à Atividade Desportiva da Direção Regional de Desporto e Tenente Quintal Pereira, a representar o Comandante do Porto do Funchal. Ricardo Vieira (SABSEG) e Rodrigo Gouveia (Lusitânia Seguros) ambos patrocinadores do CNF também marcaram presença no evento. Entre homens e mulheres do mar foram entregues os prémios aos vencedores de cada classe em competição. Frederica Devonia na classe ORC 2 e primeiro da geral foi o veleiro de destaque do CNF, com o skipper Lourenço Cardoso a receber dois troféus. Vadio IV, na classe ORC1, recebeu o troféu de segundo classificado. O veleiro de Hugo Rosa, da Associação Náutica da Madeira foi também o terceiro classificado da geral, enquanto o Swing de José Augusto Araújo foi o vencedor desta classe e segundo da geral. Na classe de promoção o Wanderlust de Paulo Camacho levou para o Centro de Treino Mar o troféu de primeiro lugar.
A 4ª prova da Taça da Madeira de Cruzeiros foi organizada em parceria com a Associação Regional de Vela da Madeira e contou também com o apoio da Direção Regional de Desporto, Câmara Municipal do Funchal, Marinha Portuguesa, Administração dos Portos da Madeira, Clube Naval do Porto Santo, ACIF e Marina do Funchal. Várias empresas se juntam ao evento para promover os produtos regionais como a Fábrica de Santo António, Fábrica de Mel do Ribeiro Seco e Santo Queijo. Ao vasto conjunto de parceiros juntaram-se também a Copo – Distribuição de Vinhos, Clube Naval do Seixal e OnWater Academy assim como os patrocinadores oficiais do CNF: Socicorreia, Diário de Notícias, Lusitania Seguros, Sabseg e Brisa Maracujá.
Miguel Gonçalves conquista bronze no Triatlo de São Martinho
Cinco navalistas participaram na primeira edição do Triatlo de São Martinho, prova que decorreu no passado sábado, dia 19 de setembro 2020 ao longo da promenade do Lido no Funchal.
Miguel Gonçalves foi o atleta do Clube Naval do Funchal mais rápido da prova na distância de Sprint, pontuável para os Campeonatos Regionais de Triatlo 2020. O navalista completou o percurso de 750m Natação, 20 km Ciclismo e 5 km Corrida em 1:13:21,00 ficando na 11ª posição da geral e terceiro no escalão sénior.
Duarte Andrade em Veteranos 3 foi o segundo classificado enquanto na geral ocupou a 21ª posição com o tempo: 1:18:46,0. Pedro Martins foi 4º classificado no escalão sénior e na geral ocupou a posição seguinte a Duarte Andrade. Cristina Perestrelo em veterano 1 femininos foi segunda classificada com o tempo 1:44:21,00 e Roberto Lúcio foi oitavo no lugar dos veteranos 2.
A próxima prova do Campeonato Regional será disputada na Cidade de Santana, no Parque Desportivo do Faial, com uma prova de Estafetas Jovens de Duatlo, adaptando as distâncias aos diversos escalões Jovens.
Regata da Madalena do Mar com vitória de David Fernandes
David Fernandes voltou a vencer mais uma competição de canoagem na categoria de SS1 sénior. Desta feita a vitória foi entregue na Regata da Madalena do Mar, prova de canoagem de mar que aconteceu no passado domingo, dia 20 de setembro. O canoísta concluiu a distância de 14 km entre o Cais do Paul do Mar e o Cais da Ponta do Sol em 01:03:53 seguido por Gonçalo Ornelas da Associação Náutica de Câmara de Lobos e Pedro Teles do Centro Treino Mar. No escalão de SS1 Júnior Masculino, Bernardo Pereira do Clube Naval da Calheta levou a vitória para casa. Do Clube Naval, os atletas Miguel Martins, João Rodrigues e Rui Macedo ocuparam os 6º, 7º e 8º lugares da tabela.
Naquela que foi a II Etapa do Circuito Regional SIPRE participaram 74 canoístas, oriundos da Associação Náutica de Câmara de Lobos, Centro Treino Mar, Clube Força 5, Clube Naval da Calheta e Clube Naval do Funchal. Note-se que devido à pandemia de Covid-19, o plano de contingência da ARCM contempla apenas provas de SS1 e K1.







































