No passado sábado dia 24 de outubro, teve lugar no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal o Campeonato Técnicas Alternadas na modalidade de natação. Nesta que foi a primeira competição da nova época desportiva para o escalão de cadetes o Clube Naval do Funchal contou com a presença de 20 nadadores sendo uma vez mais, o clube mais representativo entre os 70 participantes no total da prova. Em cadetes A o CNF obteve 13 medalhas, cadetes ,B 10 medalhas e cadetes C, duas medalhas o que garantiu o primeiro lugar em termos coletivos. Nove medalhas de ouro foram conquistadas pelos navalistas, 9 de prata e 7 de bronze. A equipa está animada com os resultados e pretende continuar a dar frutos nas próximas competições.
Bons indicadores Navalistas em Regional de Natação
Realizou se no passado fim de semana o Campeonato de Natação da Madeira de Outono. A nível desportivo, o CNF cumpriu os objetivos propostos nomeadamente “averiguar o estado de forma dos seus atletas com vista a preparação dos campeonatos de nível nacional”. Durante esta competição “carimbaram” os mínimos para os torneios zonais sul os atletas: Alexandre Volozhenin, Pedro Pita, Diogo Fernandes, João Rodrigues, Diogo Oliveira, Gonçalo Gomes, Martim Fernandes, Leonor Neto e Lara Jardim. O CNF fez representar por 64 atletas, constituído a maior comitiva do campeonato num total de 199 participantes de 8 clubes regionais.
As próximas provas estão marcadas para o próximo dia 31 de Outubro nas piscinas da Penteada com a Fase de Qualificação para a 3ª Divisão do Campeonato Nacional de Clubes, em que o CNF participará no regime de extra competição.
Resultados completos em: http://www.anatacaodamadeira.pt/resultados/2021/campoutono16out/index.htmlQuatro pódios para o Naval no Regional de SUP RACE
Decorreu no passado dia 17 de outubro mais uma etapa do Campeonato da Madeira de Sup Race Powered by Brisa. Com o plano de água em excelentes condições para a prática da modalidade e mais de 50 inscritos, a competição “esteve ao rubro” conforme adianta a Associação Regional de Surf da Madeira. Quanto à participação navalista, as cores da bandeira subiram por quatro vezes ao pódio. Mateus Freitas no escalão sub 12 obteve o terceiro lugar, enquanto Tiago Jardim nos sub 15 não deixou escapar a segunda posição. Tomás Lacerda e Verónica Silva, garantiram nos sub 18 a vitória onde Francisco Pestana obteve a quarta posição da tabela. Destaque ainda para o quinto lugar de Rodrigo Fernandes nos sub 15 onde os colegas Vasco Mata e João Francisco ocuparam a 7º e 8 º lugar respetivamente. A prova foi organizada pelo Centro Treino Mar e pela ASRAM e coloriu a baía do Funchal numa manhã de sol.
Biatle de Machico com participação de jovens navalistas e um 2º lugar para Francisco Luís
Decorreu no passado sábado em Machico, o Campeonato Regional e Nacional de Biatle, prova que pontuava diretamente para os dois campeonatos em simultâneo. Na competição participaram quatro atletas do Clube Naval do Funchal. No escalão sub 11, competiu Lourenço Lúcio, Nayan Santos e Maria Luís. Francisco Luís participou no escalão sénior. Destaque para o quatro lugar de Maria Luís e para a 7ª e 8ª posição de Nyan Santos e Loureço Lúcio, jovens atletas do Naval. Francisco Luís subiu para o segundo lugar finalizando a participação com a prova de séniores. O Biatle de Machico teve uma organização conjunta entre a Federação Nacional de Pentatlo Moderno e o Ludens Clube de Machico juntamente com a Câmara Municipal de Machico.
“Vir aqui é o meu remédio” – Maria Aguiar Nunes e o seu testemunho
“Vir aqui é o meu remédio”. Maria Aguiar Nunes e o seu testemunho. Dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação
Fez 3 anos no dia 2 de janeiro de 2020 que entrou no Naval AquaGym pela primeira vez. A D.ª Maria desejava iniciar a sua prática desportiva há muito tempo, mas, só depois de se reformar e de ajudar a criar os netos, conseguiu finalmente fazer a sua inscrição. Mãe de seis filhos, aceitou partilhar connosco a sua experiência entre dois dedos de conversa e um olhar doce e feliz.
Quando iniciou o acompanhamento nutricional com o Dr. Miguel Vieira? Foi logo quando entrei para o ginásio, em 2018. E gostei muito dele.
Quantos quilos pesava na altura? 76.
Foi difícil implementar o plano alimentar? Ao princípio sim. Foi difícil controlar a boca. Mas depois, aos poucos, fui conseguindo e o facto do ter sido diagnosticado diabetes ao meu marido, fez com que cumprisse o plano com ainda mais rigor.
Quantas vezes treina por semana? Antes da pandemia vinha mais vezes e fazia quase tudo! Vida Ativa, Pilates, Musculação até mesmo Body Combat e Sh´bam. Acabamos por criar um grupo de pessoas amigas. Agora venho menos vezes por causa da Pandemia, mas gosto de fazer as aulas no exterior.
Como se sente depois destes três anos de exercício e boa alimentação? Eu sinto-me uma jovem com 71 anos. Não tenho nada! Sou uma pessoa saudável, tirando umas coisinhas. Tomo apenas um comprimido à noite e outro de manhã e nada mais. Vir aqui é o meu remédio.
Quanto pesa agora? O Dr. Miguel vai ficar contente comigo quando souber do meu peso. A última vez que vim com ele, em janeiro, pesava 64 e agora, na balança de casa, marca 60 quilos.
Era o seu objetivo? Sim o meu objetivo era mesmo esse, por isso, acho que está bom. Foi tudo com calma e foi bom assim.
Vai agora para uma massagem no Espaço Algo Azul. Também faz parte da sua rotina de bem-estar? Sim. Agora não há quase médicos, por isso, temos que nos cuidar bem. Isto agora é para o resto da vida.





























































































