Técnicas Alternadas mostram bom ritmo dos cadetes

0

No passado sábado dia 24 de outubro, teve lugar no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal o Campeonato Técnicas Alternadas na modalidade de natação. Nesta que foi a primeira competição da nova época desportiva para o escalão de cadetes o Clube Naval do Funchal contou com a presença de 20 nadadores sendo uma vez mais, o clube mais representativo entre os 70 participantes no total da prova. Em cadetes A o CNF obteve 13 medalhas, cadetes ,B 10 medalhas e cadetes C, duas medalhas o que garantiu o primeiro lugar em termos coletivos. Nove medalhas de ouro foram conquistadas pelos navalistas, 9 de prata e 7 de bronze. A equipa está animada com os resultados e pretende continuar a dar frutos nas próximas competições.

PDFResultados completos

Quinta Calaça com manhã cor de rosa

0

Decorreu esta manhã na sede social da Quinta Calaça mais uma atividade do movimento “Outubro Rosa” ao qual o Clube Naval do Funchal está associado. Através da prática de exercício físico numa aula diferente, no campo de futebol, cerca de 40 sócios do clube vivenciaram esta experiência diferente. A Liga Portuguesa Contra o Cancro esteve presente com venda de merchandising que, por sinal, teve boa adesão dos participantes com aquisição da t-shirt oficial do movimento. No final da animada aula, teve lugar no Naval Bar & Restaurante, um lanche solidário, o qual proporcionou um agradável convívio entre o grupo. As aulas de ginástica do Naval decorrem às segundas e quartas feiras na sede social e contam com a colaboração do professor Silvino Mendes. Na atividade esteve presente a Secretária da Direção do Clube Nava do Funchal, Cristina Quaresma. Em Novembro, no CNF voltará a desenvolver outras iniciativas semelhantes, desta feita ao Movember – movimento azul a favor da prevenção do cancro da próstata. Estas e outras iniciativas visam sublinhar a importância para a prevenção e tratamento destas doenças através do exercício físico.

Limpeza da Baixa das Moreias encerra programa de atividades da Bandeira Azul

Decorreu no passado sábado uma limpeza de fundo do mar no Clube Naval do Funchal. Aquela que foi a última atividade da Bandeira Azul prevista para 2020 encontrou condições perfeitas para o mergulho. No total estiveram envolvidas 18 pessoas na operação dos quais, 10 mergulhadores, 2 timoneiros e 3 assistentes de mar. No balanço da atividade, Adelino Ferreira, responsável pelo programa de atividades da Bandeira Azul do CNF e Marina do Funchal, adiantou que “as políticas ambientais estão a resultar pois tinha muito pouco lixo, sobretudo sacos que a corrente traz.” Mafalda Freitas, Diretora Regional do Mar também participou na limpeza de fundo, uma atividade que teve apoio da Scorpio Madeira Diving Center.

Bons indicadores Navalistas em Regional de Natação

0

Realizou se no passado fim de semana o Campeonato de Natação da Madeira de Outono. A nível desportivo, o CNF cumpriu os objetivos propostos nomeadamente “averiguar o estado de forma dos seus atletas com vista a preparação dos campeonatos de nível nacional”. Durante esta competição “carimbaram” os mínimos para os torneios zonais sul os atletas: Alexandre Volozhenin, Pedro Pita, Diogo Fernandes, João Rodrigues, Diogo Oliveira, Gonçalo Gomes, Martim Fernandes, Leonor Neto e Lara Jardim. O CNF fez representar por 64 atletas, constituído a maior comitiva do campeonato num total de 199 participantes de 8 clubes regionais.

As próximas provas estão marcadas para o próximo dia 31 de Outubro nas piscinas da Penteada com a Fase de Qualificação para a 3ª Divisão do Campeonato Nacional de Clubes, em que o CNF participará no regime de extra competição.

Resultados completos em: http://www.anatacaodamadeira.pt/resultados/2021/campoutono16out/index.html

Encerramento do troço Rua Quinta Calaça de 21 a 23 Outubro 2020

0
Encerramento do troço Rua Quinta Calaça para limpeza das Buganvílias de 4ªf a 6ªf das 9h às 18h – 21 a 23 Outubro 2020

Funcionários do CNF em formação de “Coaching para a mudança”

0

Vinte e um funcionários do CNF estão a frequentar uma formação sob o tema “Coaching para a Mudança”. A formação teve início no dia 12 de Outubro e tem incidido sobre temáticas de Mindfulness e Coaching. Através de diversos exercícios, os formandos são motivados a realizar reflexões diárias sobre diferentes áreas da sua vida pessoal e profissional de forma a fazer uma avaliação global ao seu estado físico, emocional e espiritual. Práticas como a meditação e relaxamento, com abordagens à psicologia positiva, têm sido sugeridas aos formandos no sentido de facilitar a gestão das situações do dia a dia. O objetivo é dar as ferramentas necessárias para os funcionários lidarem de forma mais positiva e harmoniosa com os desafios de uma sociedade veloz e demasiado preenchida por estímulos, agravando-se ainda, os efeitos colaterais da Pandemia COVID 19. A formação tem a duração total de 15 horas e está a decorrer em horário pós-laboral nas instalações do Complexo Desportivo da Nazaré.

Quatro pódios para o Naval no Regional de SUP RACE

0

Decorreu no passado dia 17 de outubro mais uma etapa do Campeonato da Madeira de Sup Race Powered by Brisa. Com o plano de água em excelentes condições para a prática da modalidade e mais de 50 inscritos, a competição “esteve ao rubro” conforme adianta a Associação Regional de Surf da Madeira. Quanto à participação navalista, as cores da bandeira subiram por quatro vezes ao pódio. Mateus Freitas no escalão sub 12 obteve o terceiro lugar, enquanto Tiago Jardim nos sub 15 não deixou escapar a segunda posição. Tomás Lacerda e Verónica Silva, garantiram nos sub 18 a vitória onde Francisco Pestana obteve a quarta posição da tabela. Destaque ainda para o quinto lugar de Rodrigo Fernandes nos sub 15 onde os colegas Vasco Mata e João Francisco ocuparam a 7º e 8 º lugar respetivamente. A prova foi organizada pelo Centro Treino Mar e pela ASRAM e coloriu a baía do Funchal numa manhã de sol.

Biatle de Machico com participação de jovens navalistas e um 2º lugar para Francisco Luís

0

Decorreu no passado sábado em Machico, o Campeonato Regional e Nacional de Biatle, prova que pontuava diretamente para os dois campeonatos em simultâneo. Na competição participaram quatro atletas do Clube Naval do Funchal. No escalão sub 11, competiu Lourenço Lúcio, Nayan Santos e Maria Luís. Francisco Luís participou no escalão sénior. Destaque para o quatro lugar de Maria Luís e para a 7ª e 8ª posição de Nyan Santos e Loureço Lúcio, jovens atletas do Naval. Francisco Luís subiu para o segundo lugar finalizando a participação com a prova de séniores. O Biatle de Machico teve uma organização conjunta entre a Federação Nacional de Pentatlo Moderno e o Ludens Clube de Machico juntamente com a Câmara Municipal de Machico.

Onda Rosa invade o Naval

0

Depois do amanhecer chuvoso e cinzento, o rosa dominou no Naval Aquagym ao longo da manhã desta segunda feira. Uma mega aula de Vida Ativa e Pilates com cerca de 40 sócios, antecedeu um delicioso lanche solidário. O objetivo foi celebrar o Movimento Rosa que um pouco por tudo o mundo está a acontecer e que visa assinalar importância de prevenção do cancro da mama e a solidariedade para todos quantos vivem com o problema. A iniciativa contou com a especial contribuição do Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Maxximus Power Bar. Na próxima segunda-feira a “Manhã Rosa” volta ao Naval, desta feita na sede social para todos os sócios que frequentam as aulas de ginástica naquele espaço.

No final da aula procuramos saber as opiniões acerca desta iniciativa.

“Deviam fazer mais iniciativas destas para divulgar o trabalho do ginásio. Eu não sei viver sem o meu exercício físico. Fico em casa uns dias e depois tenho que vir. Acho que todas as pessoas deviam vir porque é muito bom para na nossa saúde.” Gertrudes Quintal (sócia Naval Aquagym)

“ Foi uma boa iniciativa pois é preciso sempre relembrar que este problema existe e que podemos fazer alguma coisa para mudar e fazer exercício físico é uma boa iniciativa, sempre.” Sofia Gouveia (sócia Naval Aquagym)

“É cada vez mais importante ligarmos a este tipo de causa tanto pelo número de pessoas que conseguimos chegar diariamente e tanto pelos benefícios que o exercício tem na melhoria ou prevenção desta doença. Além disso é mais um momento de convívio que se cria”. Ângela Pinto, Instrutora de Vida Ativa

“Vir aqui é o meu remédio” – Maria Aguiar Nunes e o seu testemunho

0

“Vir aqui é o meu remédio”. Maria Aguiar Nunes e o seu testemunho. Dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação

Fez 3 anos no dia 2 de janeiro de 2020 que entrou no Naval AquaGym pela primeira vez. A D.ª Maria desejava iniciar a sua prática desportiva há muito tempo, mas, só depois de se reformar e de ajudar a criar os netos, conseguiu finalmente fazer a sua inscrição. Mãe de seis filhos, aceitou partilhar connosco a sua experiência entre dois dedos de conversa e um olhar doce e feliz.

Quando iniciou o acompanhamento nutricional com o Dr. Miguel Vieira? Foi logo quando entrei para o ginásio, em 2018. E gostei muito dele.

Quantos quilos pesava na altura? 76.

Foi difícil implementar o plano alimentar? Ao princípio sim. Foi difícil controlar a boca. Mas depois, aos poucos, fui conseguindo e o facto do ter sido diagnosticado diabetes ao meu marido, fez com que cumprisse o plano com ainda mais rigor.

Quantas vezes treina por semana? Antes da pandemia vinha mais vezes e fazia quase tudo! Vida Ativa, Pilates, Musculação até mesmo Body Combat e Sh´bam. Acabamos por criar um grupo de pessoas amigas. Agora venho menos vezes por causa da Pandemia, mas gosto de fazer as aulas no exterior.

Como se sente depois destes três anos de exercício e boa alimentação? Eu sinto-me uma jovem com 71 anos. Não tenho nada! Sou uma pessoa saudável, tirando umas coisinhas. Tomo apenas um comprimido à noite e outro de manhã e nada mais. Vir aqui é o meu remédio.

Quanto pesa agora? O Dr. Miguel vai ficar contente comigo quando souber do meu peso. A última vez que vim com ele, em janeiro, pesava 64 e agora, na balança de casa, marca 60 quilos.

Era o seu objetivo? Sim o meu objetivo era mesmo esse, por isso, acho que está bom. Foi tudo com calma e foi bom assim.

Vai agora para uma massagem no Espaço Algo Azul. Também faz parte da sua rotina de bem-estar? Sim. Agora não há quase médicos, por isso, temos que nos cuidar bem. Isto agora é para o resto da vida.