Torneio Aniversário do CNF com mais de 140 judocas!

O Clube Naval do Funchal e o departamento de Judo coorganizaram com a Associação de Judo da Madeira, no dia 4 de maio, o Torneio Aniversário do CNF.

Em 2024, ano em que o Clube Naval do Funchal comemorou 72 anos, o Torneio Aniversário do CNF teve lugar no Complexo Desportivo do CNF, na Nazaré, e contou com uma manhã dedicada às Jornadas da Juventude.

As Jornadas da Juventude começaram às 9 horas com o aquecimento e controlo oficial dos 37 judocas nascidos até 2017, representando vários clubes da região.

Por volta das 10h30, houve uma conversa com a Dra. Eduarda Resende sobre o tema “O lanche – Pré e Pós-treino”.

Às 11 horas, os 43 judocas nascidos em 2014, 2015 e 2016, representando vários clubes da região, inundaram o tapete. Já ao meio-dia, foi a vez dos judocas nascidos em 2012 e 2013 mostrarem a sua arte no tapete, onde se destacam os resultados de Madalena Rodrigues (JCM) ao conquistar o 1.º lugar nos – 40kg, seguida de Lúcia Almeida (ACDQG). Na categoria de – 45kg, em 1.º lugar ficou Lara Medeiros (CNF), 2.º lugar Margarida Abreu (ACDQG) e em 3.º lugar Maria Gomes (JCM). Nos – 60kg, a vitória foi para Sofia Antunes (CNF), já nos – 35kg, o vencedor foi Rodrigo Aguiar (CNF), seguido por Tomás Londral (GDA).

Quanto aos combates na categoria de – 40kg, os atletas do Grupo Desportivo da Apel estiveram em grande destaque, com Lucas Veste (GDA) em 1.º lugar e o seu colega de equipa Feodor Kolkin em 2.º lugar, ficando Luís Leça (CJB) em 3.º lugar. Na categoria – 45kg, o 1.º lugar foi para Rafael Silva (ADG), 2.º lugar para Ylia Rasskazov (GDA) e o 3.º lugar para Vasco Carolino (CNF).

Para fechar a manhã e as Jornadas da Juventude inseridas no Torneio Aniversário do CNF – Judo, foi tempo de debater “A importância do judo no desenvolvimento das crianças e jovens”, com a moderação de Raquel Gonçalves, coordenadora do Projeto Naval Talks.

Em resumo, podemos destacar que o judo oferece uma série de benefícios para o desenvolvimento das crianças e jovens. Nomeadamente o desenvolvimento físico, desenvolvimento mental, o respeito e ética, a autoconfiança e autoestima. O judo ajuda no desenvolvimento da força, resistência, flexibilidade e coordenação motora, mas também do foco, concentração e disciplina. O controlar os impulsos, a tomar decisões rápidas e a pensar estrategicamente durante os combates são habilidades transferíveis para outras áreas da vida. Sem nunca esquecer os princípios éticos e valores como o respeito mútuo, a cortesia e a humildade. Ao superar desafios e alcançar metas dentro do judo, as crianças e jovens desenvolvem uma maior autoconfiança e autoestima. Aprendem que são capazes de enfrentar e superar obstáculos, o que os motiva a persistir diante das dificuldades em outras áreas das suas vidas.

Durante a tarde, os combates no Torneio Aniversário do CNF tornaram-se mais sérios com a entrada em ação dos Juniores.

É de destacar a prestação de Maria Pereira (JCM) com o 1.º lugar nos juniores – 57kg, já nos – 66kg, a vitória foi para Guilherme Morais (CNF), seguido por Miguel Martinez (GDA), já nos – 81kg, a vitória foi para Henrique Serpa (CNF).

Ainda nos juniores e nos – 60kg, a vitória coube a Martim Nicola (CNF), o 2.º lugar foi para Tiago Alves (GDA) e a fechar o pódio ficou Afonso Abreu (JCM).

Já na categoria de – 73kg, o grande vencedor foi Lourenço Barros (GDA), seguido por José Abreu (CNF) e Marco Borges (CNF).

No final do dia, foi tempo de a “velha guarda” do judo entrar no tapete para um pequeno treino e mostrar que quem sabe nunca esquece.

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar às 18 horas e contou com a presença do Senhor Diretor Regional de Desporto, Dr. David Gomes, do Dr. Marco Fonseca, Chefe de Divisão do Desporto em representação da Câmara Municipal do Funchal, assim como da Direção do Clube Naval do Funchal.

Em resumo, esta grande festa do Judo no Complexo Desportivo do CNF na Nazaré tornou ainda mais real o sonho do CNF ter o judo neste Complexo desportivo.

Popular