Roteiros Culturais animam o X Passeio Cultural do Naval

Realizou-se no passado dia 4 de fevereiro a décima edição do passeio Cultural do Naval, desta feita ao concelho de Câmara de Lobos, Santa Cruz e Machico.

Num inverno que ainda não nos deu conta, um dia de leste quente, e com temperaturas a rondar os 23 graus, permitiu um passeio caloroso e descontraído.

O dia iniciou-se com uma visita à vila do Curral das Freiras, que apesar de entrincheirado entre as montanhas e sem sol, apresentou uma manhã amena. Nesta típica localidade rural, os visitantes puderam visitar o museu da castanha, bem como a igreja local, e disfrutar das iguarias e produtos da terra.

Foram trinta minutos para relembrar esta vila nem sempre muito visitada por todos, e que permitiu o arranque de mais um convívio.

Em seguida rumamos a Santa Cruz, cidade que nos surpreendeu pelos seus jardins bem arranjados e limpos, onde nos aguardavam os responsáveis dinamizadores da cultural local, Drª Lucilina Freitas e Dr Emanuel Gaspar.

Na praça principal junto à Câmara local e pelourinho, iniciou-se o roteiro do património, dado a conhecer pelo Dr Emanuel Gaspar e registado pela Drº Lucilina Freitas, que de forma muito entusiasta e conhecedora, explicou a existência de um cruzeiro (coluna de pedra de mármore em cruz), bem como toda a sua envolvência em termos da municipalidade e da importância destes marcos na cidade.

Em seguida o grupo seguiu até ao adro da igreja matriz, erguida em princípios do séc. XVI, de estilo manuelino/ tardo-gótico com planta de três naves, construída à semelhança da Sé do Funchal.

Aí durante cerca de 20 minutos, Emanuel Gaspar de forma muito contagiante explicou a todos, toda a envolvência e características de mais pormenores quer arquitetónicos quer materiais.

Após exaustiva explicação, foi tempo de entrar na igreja e junto ao altar decorreu mais uma aula de história com pormenores e tempo de perguntas e respostas. Todas as questões foram esclarecidas e havia o sentimento de que aquele tempo ali passado foi por bem empregue, face ao enorme interesse cultural que o grupo demonstrou e que o próprio património oferece.
Porque o tempo avançava, era hora de rumar a outras paragens, tempo antes para visitar os jardins envolventes à zona, com especial relevo para os pisos em pedra rolada de dimensão mínima, em estado muito bem conservados.

Era hora de almoço. Havia que seguir em frente, e assim o autocarro com os cerca de meia centena de convivas, rumou até ao restaurante Escondidinho em Machico, que apesar dos anos, mantém a dinâmica de outros tempos, agora num visual renovado e mais “fresco”.

Foi sob um ambiente acolhedor e amigável que o grupo recuperou forças, para então seguir rumo até ao Fórum de Machico, onde nos esperava a Drª Isabel Gouveia, responsável cultural local, que nos recebeu e apresentou de forma muito pormenorizada uma exposição e fotográficas antigas de Machico com muita qualidade e surpresas.

Foi uma hora de enorme emoção e nostalgia para muito dos presentes, que com enorme motivação quiseram colher e conhecer as histórias daquela terra.

Posto isto, foi tempo de voltar a casa, e até lá ficam as fotos deste que foi o décimo passeio cultural do CNF, podendo os participantes reverem as fotos, quer no Facebook e site do CNF, como do FB da Casa da Cultura de Santa Cruz.

Popular