Regata Canárias-Madeira 2021 – CNF celebra acordo com RIM, Engenharia Construções S.A

Decorreu ao início da tarde de hoje dia 2 de setembro de 2021 a apresentação pública do acordo celebrado entre o Clube Naval do Funchal e a empresa de construção RIM.

A exemplo de outros tantos eventos, esta parceira visa apoiar a Regata Internacional Canárias – Madeira, no sentido de procurar dar maior visibilidade e notoriedade destas iniciativas.

Gil Freitas administrador da empresa RIM, referiu, que esta é mais uma iniciativa entre tantas outras já acontecidas com o CNF em anos anteriores, e que se espera poder manter por muitos mais anos. Refere que o papel social da empresa, visa ajudar a dar a conhecer e viabilizar estas iniciativas que são muito importantes para a região e para o desporto náutico.

Já António Fontes Presidente do CNF, agradeceu este importante apoio, mas não pode deixar de referir os apoios públicos nomeadamente do governo e CMF, e de demais instituições publicas e privadas que ajudam nestes projectos e permitem a sua viabilização.

Referiu que as actividades náuticas que o CNF promove e fomenta tem um cariz multifacetado, que procura dar visibilidade à economia do mar de forma diferente. Exemplo disso, foi a regata Transquadra a semana passada, com cerca de 80 barcos, para o fim do mês temos o Stand-up-Padlle numa prova do circuito EuroTour, e na próxima semana a Regata Internacional Canárias – Madeira em vela de cruzeiro.

Fez nota que inicialmente esta regata de Canárias, estaria inicialmente inserida numa possível cimeira entre os governos das duas regiões, mas o cenário de pandemia assim não permitiu, situação quer seria muito importante para ambos os arquipélagos que por vezes parecem estar de costas pelo próprio mar.

Nota de relevo da cerimónia, foi a divulgação oficial de ser atribuído pela 1ª vez um prémio monetário aos veleiros que competem na classe ORC, sendo que António Fontes apelou à participação dos veleiros madeirenses, que em face aos apenas dois de pré-inscritos é manifestamente muito pouco comparativamente à última edição que teve quase 10 participantes regionais. Referiu ainda que “quando o naval pede maior visibilidade para o mar, é no sentido de nos permitirem e viabilizarem estas iniciativas internacionais que permitem a promoção e divulgação da madeira e do seu potencial económico azul”. Disse ainda que a pouca adesão dos veleiros madeirenses, podem ser reflexo da pandemia e das pessoas ainda não estarem preparadas e disponíveis para saírem da região com a segurança desejada. Voltou a apelar à participação, pois é de enorme importância a sua participação neste tipo de eventos.

As inscrições mantêm-se abertas até às 17h do dia 6 de setembro, pelo que a previsão das 20 participações é ainda um objectivo possível de acontecer.

A largada está prevista para dia 7 de setembro pelas 11h00 da manhã rumo ao Funchal, num percurso aproximado de 262 milhas náuticas, prevendo-se a chegada das embarcações na madrugada de dia 9 de setembro.

Nota ainda para a possibilidade de todos, em geral, poderem acompanhar a regata através do sistema virtual de tracker instalado em cada barco (sistema GPS), link que será anunciado no próprio dia da largada nas redes sociais do CNF.

Finalmente deu conta de efetuarem o reaproveitamento do Village e de todas as estruturas já montadas no cais 8 para a receção da XXI edição desta regata, que culminará coma cerimónia de entrega de prémios dias 11 pelas 19h30.

Popular