Naval representado no Surf Nacional

Com as novas orientações governamentais, o surf nacional deu o “pontapé” de arranque, tendo a representação navalista ficado a cargo do surfista Tomás Lacerda.

A Liga MEO Surf, principal competição de surf em Portugal, atribui os títulos de campeões nacionais da modalidade, retomou a atividade no passado fim de semana dias 9 a 11 de abril na praia da Ribeira d’ilhas na Ericeira.

Este circuito nacional constituído por 5 etapas reuniu  nesta 1ª etapa cerca de 64 surfistas, em 16 baterias de 4 atletas cada.

Antes da competição, Tomás Lacerda confidenciou-nos que tinha como objectivo principal, ganhar ritmo, efetuar um bom surf com o intuito de evoluir e ter maior experiência competitiva.

Num heat com José Maria Ribeiro, Martim Paulino e Jacome Correia, Tomás Lacerda não foi além do 3º lugar nos 20 minutos que teve para realizar até um máximo de 15 ondas, das quais apenas as duas melhores seriam validadas.

No final estava feliz após tanto tempo ausente das competições e treinos, mas reconheceu que a concorrência estava mais forte e apresentava maior experiencia no tipo de mar e ondas que se fizeram sentir durante o fim de semana (muito vento e ondas até 1 metro).

Após 11 rondas, a vitória desta primeira etapa sorriu a Afonso Antunes, que superou na final Guilherme Ribeiro.

A 2ª etapa já se esboça para 23 a 25 de abril na Figueira da Foz e a 3ª etapa entre os dias 7 e 9 de maio no Porto.

A Liga MEO Surf 2021 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Portugal, Bom Petisco, Go Chill, Joaquim Chaves Saúde, Rip Curl, Ericeira Surf and Skate, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.

Fotos gentilmente oferecidas por: Gabriel Nazaré

Popular