Eventos Internacionais dinamizam Náutica de Recreio e promovem a Região

Está ai à porta, a “retoma progressiva dos grandes eventos desportivos náuticos de vela de cruzeiro na região”. Foram estas as palavras do Exmo. Sr. Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr Miguel Albuquerque, ao se dirigir aos jornalistas numa cerimónia levada a efeito na sede social do Clube Naval do Funchal (CNF), hoje dia 19 de julho de 2021.

Antes disso, António Fontes Presidente do Clube Naval do Funchal, agradeceu a presença de todos nesta cerimónia, e referiu que o mar para o CNF não é retórica nem jargão de economia circular, da biodiversidade ou da literacia do mar, pois este mar que tanto nos isola como abraça e que por vezes a república assim não entende, o mar para o CNF é ação, ação feita através de iniciativas que dinamizam a cultura, o desporto e a economia da região.

As duas iniciativas que decorrem em agosto (de dia 20 a 28) e setembro (de dia 7 a 12), reúnem povos de Espanha, França e Portugal entre outras nacionalidades. Serão cerca de 120 barcos e mais de 500 visitantes que irão permitir uma grande Festa dos desportos náuticos.

Aliado a estas ações, o CNF prepara uma outra iniciativa que visa o afundamento de uma embarcação junto à sede social, na Baixa das Moreias. Este recife artificial visa a dinamização do mergulho de escafandro autónomo, muito procurado na região, bem como da preocupação ambiental através desta ação ajudar na recuperação da biodiversidade.

António Fontes, referiu que o CNF não irá defraudar nem o governo, nem a Câmara, nem os parceiros ou associados, pois estamos focados em trabalhar em prol do mar, mas há que criar sinergias para as atividades que efetivamente fazem crescer a dimensão do mar e não estar a diluir por todos os que não permite crescer.

Em resposta às palavras de António Fontes, o Presidente do Governo, Miguel Albuquerque sentia-se congratulado pelo regresso dos grandes eventos náuticos internacionais no panorama regional. Referiu que o Naval tem essa tradição e trabalha nesse sentido. A retoma destas atividades são importantes para a nossa economia e para a visibilidade internacional da região.

Realçou ainda o papel social importante que o CNF tem ao longo do verão, com a realização de tantas atividades quer na sua sede social como no Centro Náutico de São Lázaro. Finalmente disse que o apoio que o governo pretende dar no afundamento de uma pequena embarcação, vem também no sentido de criar mais oferta e diversidade de locais no que ao mergulho diz respeito.

Popular