CNF volta a celebrar a Vela em Machico

A Baía de Machico recebeu no passado dia 10 de junho a IX edição da Regata MEO – 3ª Prova da Taça da Madeira de Cruzeiros e ainda o V Troféu Miguel Viveiros e Windsurf e primeira edição em SUP.

A regata do Clube Naval do Funchal, em coorganização com a Associação Regional de Vela da Madeira, contou com a presença de 7 embarcações e cerca de 70 velejadores.

Com mar chão e vento com intensidade de 10 a 12 nós do quadrante Nordeste, a largada deu-se pelas 11h011 da manhã, para um percurso estipulado de 29 milhas. À hora da largada, o vento gradualmente foi aumentando, o que permitiu à frota navegar a bom ritmo, rumo à primeira boia do percurso, colocada em frente à marina da Quinta do Lorde a cerca de 5.3 milhas náuticas da largada. Com o vento a estabilizar, como seria de esperar, o iate Swing de José Augusto Araújo (por ser o maior barco), tomou a liderança da frota e foi o primeiro a rondar no Caniçal, por volta das 12h00, rumo à segunda pernada do percurso, com cerca de 11,6 milhas náutica até ao ilhéu chão nas ilhas Desertas, sendo seguido pelo Frederica Devónia de Martim Cardoso e do Barreirinha Bar Café/ Bombay de André Abreu, a escassos 8 minutos. Um pouco mais atrás, a frota ligeiramente mais espaçada, era liderada pelo Aquaholic de Rui Velosa, seguido do Vadio IV de José Correia e do Red Ruth de Peter Baxter, fechando a mesma o Paralelo 32 de Bruno Figueira. Com o mar bom e o vento de feição, permitiu às tripulações o içar das velas de balão para assim obterem mais andamento. Ao aproximar do Ilhéu Chão, o vento aumentou ligeiramente de intensidade, tendo a frota rondado esta bóia pela mesma ordem da primeira, apesar da recuperação do Red Ruth face ao iate Vadio IV que rondaram com diferença de alguns segundos.

A ultima pernada do percurso (a maior por sinal – cerca de 13 milhas náuticas), entre o Ilhéu Chão e o porto de Recreio de Machico, fez-se a bom ritmo, com o vento a fazer-se sentir atingindo por vezes valores entre os 10 e os 18 nós, o que permitiu bons andamentos.

Após 3h50min52seg de regata, o iate Swing de José Augusto Araújo, foi o primeiro a cortar alinha de chegada situada em Machico, seguido pelo Frederica Devónia a cerca de 18 minutos e do Barreirinha bar Café / Bombay cerca de 30 minutos depois. O restante da frota foi cortando a linha de chegada sempre com bom andamento, tendo o ultimo iate a cortar a linha de chegada em 5h20m após a largada.

Terminada a regata, o júri analisou os tempos realizados por cada embarcação e feitas as devidas compensações, face às dimensões de cada barco, a classificação final ditou o vencedor, Peter Baxter do iate Red Ruth, que venceu com um tempo compensado de 4h40min exactos, seguido pelo Frederica Devónia de Martim Cardoso a 4min4seg e do Barreirinha bar Café / Bombay de André Abreu a 6min16seg, tripulações que constituíram o podium.

Na classe promoção/aberta, o iate de Rui Velos Aquaholic venceu ao impor-se ao iate Vadio IV de José Correia.

A prova foi disputada em O.R.Club e foram constituídas as classes ORC (1,2,3) e ainda a classe Promoção AB/ORC.

Os resultados finais foram:

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1º – Red Ruth – Peter Baxter – Iate Clube Quinta do Lorde
2º – Frederica Devónia – Martim Cardoso – Clube Naval do Funchal
3º – Barreirinha Bar Café/ Bombay – André Abreu – Centro Treino Mar

CLASSE ORC 1
1 º – Swing – José Augusto Araújo – CTM

CLASSE ORC2
1º – Frederica Devónia – Martim Cardoso – CNF
2º– Barreirinha Bar Café – Bombay – André Abreu – CTM

CLASSE ORC 3
1º – Red Ruth – Peter Baxter – Iate Clube Quinta do Lorde
2º – Paralelo 32 – Bruno Sá Figueira – Clube Naval do Seixal

CLASSE PROMOÇÃO AB/ORC
1º – Aquaholic – Rui Jorge Velosa – Clube Naval Seixal
2º – Vadio IV – José Correia – CTM

Paralelamente à regata, que ainda se encontrava em competição, pelas 14h00, foi dado inicio ao V Troféu Miguel Viveiros, em que este ano para além de apoiar a tradicional competição de jovens velejadores de windsurf, incluiu uma competição de Stand Up Paddle Board. A prova de Windsurf contou com 10 participantes, e a prova de Stand Up Paddle Board, contou com 28 padelistas, número este, que foi muito satisfatório para a organização, visto ser a primeira vez que tiveram uma prova desta modalidade com tantos participantes. Na prova de Windsurf, o Clube Naval do Funchal dominou na categoria de iniciados. Já na classe Techno, o vencedor foi o atleta Rodrigo do CTM, ficando em segundo e terceiro lugar Gonçalo Paulos e Rodrigo Gomes respetivamente. No que concerne à prova de Paddle, o vencedor em sub 10, foi Bernardo Olim do Ludens de Machico, e nos femininos foi a navalista Carlota Rodrigues. Nos sub 12, os dois primeiros lugares foram para o Ludens de Machico, ficando na frente João Olim, sendo que Tiago Jardim do Clube Naval do Funchal, conseguiu o terceiro lugar.

Já nos sub 16, o primeiro lugar foi de Vitor Sousa da ADRAP e o segundo de Tomás Lacerda do CNF, sendo que nos femininos a vencedora foi Sara Berenguer da ADRAP. Por fim, ainda foi disputada a categoria OPEN, onde Ricardo Rodrigues do Clube Naval do Funchal, alcançou o primeiro lugar, e nos femininos o primeiro lugar do pódio foi de Marlene Ribeiro do CTM.

Os resultados ficaram assim ordenados:

Windsurf

Iniciados
1º – Leandro Sá – CNF
2º – Beatriz Teixeira – CNF

Techno Juvenil
1º – Rodrigo – sem sobrenome – CTM
2º – Gonçalo Paulos – CNF
3º – Rodrigo Gomes – CNF
1º Feminino – Angelina Freitas – CTM

Tecnho Junior
1º – Joao Abreu CTM
2º – André – CTM
3º – Tiago Sousa – CNF

Stand Up Paddle Board

sub 10
1º Bernardo Olim – Ludens de Machico
2º Joao Viveiros – Ludens de Machico
3º Vasco Mata – CNF
1º Feminino – Carlota Rodrigues CNF

sub 12
1º João OLIM – Ludens de Machico
2º – Pedro Abreu – Ludens de Machico
3º – Tiago Jardim – CNF
1º Feminino – Constança Zegrer – ADRAP

Sub 16
1º Vitor Sousa – ADRAP
2º Tomás Lacerda – CNF
3º Joaquim Brazão – CTM
1º Feminino – Sara Berenguer – ADRAP

OPEN
1º Ricardo Rodrigues – CNF
2º Nuno Alver – ADRAP
3º Pedro Calaço – ADRAP
1º Feminino –Marlene Ribeuri – CTM

As competições terminam com a cerimónia de entrega de prémios, no Porto de Recreio de Machico evento que contou com a presença do Presidente Ricardo Franco, da Câmara Municipal de Machico, do Diretor da Juventude e Desporto, David Gomes, de Jorge Sequeira, Diretor Comercial da PT na Região, e de Miguel Viveiros e do Capitão de Fragata, Seixas Teixeira, representante do Porto do Funchal, estando o CNF representado pela sua vice comodoro Ângela Figueira.

Na abertura da cerimónia, a Vice Comodoro do CNF, endereçou agradecimentos a todos os clubes que participaram nos dois eventos, em especial ao Clube Ludens de Machico, por todo o apoio prestado, como também à Associação Regional de Vela e à Comissão de Regatas, por todo o apoio que cederam na organização. Endereçou um especial agradecimento à MEO e ao Miguel Viveiros, patrocinadores oficiais do evento, por em mais um ano consecutivo, colaborarem com o Clube Naval do Funchal. Foi também endereçado um agradecimento à Câmara Municipal de Machico, por dar, uma vez mais, a possibilidade de proporcionar este evento na bela baía da cidade e por ter também permitido introduzir a modalidade do Paddle, juntamente com o Windsurf nesta edição e ainda endereçou um especial agradecimento a todos os apoios e parceiros.

Seguidamente o presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, felicitou os elementos da organização da prova, e ainda aproveitou para agradecer às entidades presentes. Referiu que “este evento veio uma vez mais, colorir a baía de Machico e proporcionar imagens fantásticas e felicito todos os participantes, pois é para eles que trabalhamos e que proporcionamos estas provas. Fruto disso, com a política do município virada para o mar, isto é, para as atividades e desportos náuticos, tem sido notório um crescimento na utilização muito mais aprofundada da nossa baía, por parte de desportistas e de clubes e associações náuticas.”

Esta é a regata mais antiga organizada pelo Naval e que se tornou um convívio singular, não só entre os velejadores, mas também entre os nossos parceiros. Neste sentido, Jorge Sequeira, Diretor Comercial da PT na Região, discursou afirmando que “é um prazer colaborar com o Clube Naval do Funchal e verificar que todos os anos o CNF efetua um trabalho ímpar no que respeita a este evento, trazendo vários atletas das diferentes modalidades à baía de Machico. Este será o último ano de regata MEO, isto devido ao facto de a empresa vir a mudar de nome, mas o que não inviabiliza a nossa colaboração para o ano, mas provavelmente com a designação Altice.”

David Gomes, Diretor da Juventude e Desporto, também aproveitou o momento, para endereçar ao Clube Naval do Funchal as suas felicitações por “mais uma iniciativa de grande sucesso e como é apanágio do Clube.”

No ano em que o Clube Naval do Funchal celebra 65 anos, foi com grande satisfação que foi levada a efeito, no dia de Portugal, esta que é a mais antiga competição de vela de cruzeiro realizada na Região e que proporciona aos velejadores uma das melhores experiências desportivas da época, uma vez que permite desfrutar não só de bons ventos, como também da área protegida da Ponta de São Lourenço e da Reserva das Ilhas Desertas, aliando o desporto e o meio ambiente, entre mar e serra.

 

Popular