IV Madeira Swim Marathon – Espanhóis vencem prova rainha de 10km

Decorreu ao longo desta manhã de sábado quente o IV Madeira Island International Swim Marathon com a prova rainha, feita em 1:48:20.31 por Rogger Rabassa Iglesias seguido de Giullem Paujo Belmonte da seleção de Espanha. Tiago Filipe Campos foi o melhor português em prova conquistando a medalha de bronze. No feminino Judith Navarro Silvestre de Espanha cumpriu o percurso em 2:01:43.58 seguida de Vânia Soares Neves  com o tempo de 2:04:04:01.

No percurso de 1500 metros livres o grande vencedor foi Mário André Bonança do Sporting com o tempo 15:21:10. A segunda posição foi ocupada por Emanuel Luís Gonçalves com o tempo de 15:51:84 e na terceira posição Pedro Ideia Freitas, com o tempo de 19:52:54 ambos do Clube Naval do Funchal.

Esta prova contou com 80 atletas, entre as duas seleções de águas abertas de Portugal e Espanha. O percurso foi montado em frente à sede do CNF, Quinta Calaça contando com muito público a assistir e a apoiar os atletas.

Declarações:

Daniel Viegas – Diretor Técnico da Federação – Águas Abertas

“ Esta prova é muito importante para os atletas e marca o arranque da época desportiva. Antes da prova fizemos um excelente estágio em mar aberto, com boa ondulação, muito duro mas com bons resultados. Nesta competição tivemos nadadores que têm a sua primeira experiência aqui. Estamos à pouco tempo a trabalhar nesta área que nos parece estar muito adequada aos nadadores de fundo. Este mar da Madeira é fantástico porque tem boa ondulação e permite um treino muito específico aos nadadores.

O balanço do estágio por todos os atletas e técnicos, luso e espanhóis é bastante positivo.

Mário Bonança – Atleta do Sporting Clube de Portugal – Técnico do Comité Paralímpico

“O percurso foi ajustado para 7 voltas em vez de 8. Contou com a presença de atletas portugueses e espanhóis de grande gabarito com currículos mundiais em águas abertas.

Rogger Rabassa Iglesias – Grande vencedor da prova rainha de 10km

“Foi uma prova fantástica, as condições de mar e terra são excelentes, a temperatura da água não é fácil de encontrar em qualquer lugar. Aproveitei muito bem o meu estágio e é sem dúvida uma prova a repetir no nosso planeamento.

Vânia Neves – 1ª Ranking Nacional Águas Abertas

“A prova não foi difícil. O que foi difícil foi passar os nadadores masculinos e enfrentar a ondulação. O mar estava um bocadinho picado.Houve uma altura que quase fiquei sem força mas consegui fazer o arranque e continuar.”

Judithe Navarro Silvestre – 1º lugar 10.000 metros

“Foi um início um pouco atribulado porque não estava muito bem disposta mas depois consegui ultrapassar esse momento, vencer a ondulação e ganhar. O estágio foi muito violento mas no bom sentido, nadávamos de manhã e à tarde 9 Km.”

Mafalda Freitas – Presidente CNF

“Ficamos muito satisfeitos pela organização de mais esta edição. Correu muito bem no mar e em terra, os técnicos e os nadadores deram-nos um feedback muito positivo e contamos organizar novas competições no futuro”.

Resultados:

http://anatacaodamadeira.pt/resultados/1617/SwimMarathonIV2017/index.html

Programa:

Esta tarde realiza-se o Workshop Natação de Águas Abertas com Mário Bonança – Técnico de Natação de Águas Abertas do Sporting Clube de Portugal e amanhã 14 pessoas realizam a travessia entre a Ribeira Brava, Câmara de Lobos e Funchal.

PDFPress Kit

Popular