CNF presente na 3ª reunião do Comité Diretor de pilotagem do Projeto Ecotur_Azul

O Clube Naval esteve representando, no passado fim de semana em Canárias, para participar na reunião entre os parceiros do projeto ECOTUR_AZUL (MAC/4.6C/046), um programa ao abrigo do Programa Interreg MAC 2014-2020 e que visa promover o ecoturismo inteligente nas áreas costeiras e marítimas da Macaronésia.

A reunião do comité decorreu em Arucas, município pertencente à Mancomunidad de Ayuntamientos del Norte de Gran Canaria. O encontro decorreu durante o dia 15 e 16 de junho, com a programação de diversas atividades e visitas a instituições e empresas ligadas a recursos náuticos e costeiros do norte da ilha.

O projeto visa desenvolver um modelo comum de ecoturismo que promove a recuperação e proteção dos recursos patrimoniais dos territórios costeiros e marítimos, contribuindo para a estratégia da área de cooperação macaronésica “Crescimento Azul” aprovado no âmbito do PO MAC 2014-2020, e centra-se nas necessidades dos turistas, os navegadores (turismo costeiro e marítimo) e no ecossistema turístico local, possibilitando um desenvolvimento local sustentável “Mar-Terra”.

Fazem parte de ECOTUR_AZUL, além do Clube Naval do Funchal, a Sociedad de Promocion Exterior de Lanzarote (SPEL) – como beneficiário principal, a Mancomunidad de Ayuntamientos del Norte de Gran Canaria e a Câmara Municipal Da Horta – Açores. Ao Comité de Pilotagem pertencem também, como participantes de países terceiros, a Oficina Nacional de Turismo de Mauritânia e a Câmara Municipal de São Vicente de Cabo Verde; e como participantes associados as Câmaras Municipais de Silves e Grândola de Portugal.

O projeto teve início em novembro de 2016 e termina em dezembro de 2018. O O orçamento total é de 1.049.625,00€, sendo cofinanciado pelo FEDER em 85%. O orçamento do projeto relativo ao Clube Naval do Funchal é de 181.125,00€.

Durante a reunião os representantes dos parceiros do programa debateram, entre outros assuntos, a análise da situação geral do projeto, o cronograma de implementação das atividades, as fases de monitorização e planeamento operacional das atividades do segundo semestre de 2018.

Partilhar