Equipa alemã de natação junta-se ao VII Torneio Cidade do Funchal

Na manhã de hoje, dia 7 de Abril, foi realizada a apresentação pública do VII Torneio Cidade do Funchal, no Salão Nobre da Câmara do Funchal. Estiveram em representação da Câmara Municipal do Funchal a Vereadora Madalena Nunes, David Caldeira, Diretor Regional de Juventude e Desporto, André Cunha do CNF, Filipe Rebelo em representação da Associação de Natação da Madeira e Duarte Caldeira, Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho.

Segundo André Cunha, Diretor do Complexo Desportivo da Nazaré do CNF “A cada ano que passa, tentamos trazer mais que uma competição à região e este ano voltamos a fazer o mesmo feito. Neste sentido, iremos trazer à ilha uma equipa que irá não só estagiar, como também irá estar presente no torneio, sendo esta uma equipa alemã do SG Neuss, com uma comitiva de 22 atletas. Esta equipa tem a particularidade de ter como treinador principal um português Francisco Frederico, um técnico que foi recentemente convidado para trabalhar no Centro de Alto Rendimento, e o Técnico que irá substitui-lo é o nosso antigo técnico do CNF, Ivan Abreu. Assim sendo, ele já estará cá na região, pela primeira vez, a defender as cores da nova equipa alemã. Deste modo, será uma curiosidade para nós, e será uma semana de muita interação entre os nossos atletas e os da equipa convidada”.

Esta é uma prova de referência, sendo que esta é a sétima edição e abrange todos os clubes regionais.

O evento está agendado para dia 15 de Abril. A manhã será dedicada à competição para as categorias de natação federadas, sendo elas cadetes, infantis juvenis, juniores e seniores. Quanto à parte da tarde, estará reservada a um festival para as escolas. Este evento contará com a presença de toda a natação regional como também da equipa alemã, o que segundo Madalena Nunes, Vereadora da CMF “junta duas coisas muito importantes que vão ao encontro da visão autárquica do desporto. Por um lado, tem a competição federada e tem também a abertura às escolas de natação e à visibilidade do trabalho que é feito das camadas mais jovens, trazendo assim tudo o que o desporto tem de bom: a festa, o convívio e experiências que se proporcionam”.

Além da vertente desportiva André Cunha explicou que “É o nosso objetivo ao longo dos anos realizar uma atividade social, sendo que durante o dia, sensivelmente a partir do almoço e durante a tarde, iremos ter animação no complexo com os tradicionais comes e bebes sendo que todo o dinheiro adquirido, através da venda de comidas e bebidas, serão revertidos para o apoio do departamento de natação do CNF, no sentido de ajudar o clube nas deslocações a nível nacional, na compra de materiais para a modalidade, entre outros”.

Paralelamente a este evento irá decorrer o Naval Swim Camp, entre os próximos dias 10 e 14 de Abril, em que o Complexo Desportivo da Nazaré irá receber uma semana de atividades de natação com o afamado treinador de natação Americano Rick Powers (técnico de seleções de 7 países, incluindo o Brasil). Estas atividades são dedicadas aos atletas de natação (cadetes de nível 4 e infantis).

Segundo David Caldeira, Diretor Regional de Juventude e Desporto “É com muita satisfação que é notório que o CNF continua na frente no que concerne à organização de eventos e atividades, principalmente ao que respeita às atividades náuticas (…) felicito o CNF por esta iniciativa, e estamos muito satisfeitos, sendo que manifestamos todo o interesse em apoiar este tipo de atividades ainda mais como estas, que trazem equipas ou pessoas de fora que ajudam na promoção turística da nossa ilha”.

O VII Torneio do Funchal é organizado pelo Clube Naval do Funchal e conta com a parceria da Câmara Municipal do Funchal, com a Direção Regional de Juventude e Desporto, com a Junta de Freguesia de São Martinho e com a Associação de Natação da Madeira. Também conta com o apoio da Bioforma, da Empresa de Cervejas da Madeira e a Crepes Delicia.

Popular