Clube Naval do Funchal dá apoio a “fórmula um” dos mares

Fazendo jus aos seus pergaminhos e historial de apoio à náutica na região e a grandes eventos náuticos internacionais desde a sua fundação, o Clube Naval do Funchal foi mais uma vez contactado para colaborar e dar apoio na logística da operação de mais uma embarcação que ao largo da Madeira passam em grandes eventos internacionais.

Desta feita, a chamada de apoio de emergência, foi para o multicasco SODEBO ULTIM 3, multicasco de 32 metros tripulado pela dupla francesa, ThomasCoville/ThomasRouxel, participantes na regata Transat Jacques Vabre 2021, barco que necessitou de efectuar uma reparação urgente no foil (é uma quilha em formato de asa, que fica abaixo da linha de água, e que, com o andamento do barco, faz com que o mesmo tenha menos atrito na água, permitindo assim maiores velocidades) de estibordo.

O barco chegou ao Funchal pelas 22:30 horas de ontem dia 11 de novembro, tendo retomado a regata pelas 05:30 horas de hoje.

A reparação foi efectuada por técnicos da equipa, baseada em Lorient (norte da França), que chegaram à Madeira às 00:30 horas desta madrugada, tendo iniciado os trabalhos pelas 01:30 horas e concluído às 05:30 horas da manhã, após efectuar alguns testes de mar na baía do Funchal.

O Naval através do seu diretor do Centro Nautico, Jaime Camacho, esteve desde a primeira hora na linha da frente neste apoio, cedendo as instalações de São Lázaro para a armazenagem dos diversos materiais transportados e o bote MOREÃO (com tripulação – Jaime Camacho e Hugo Rosa), que efectuou o transporte de terra para o SODEBO ULTIM 3 e vice-versa, tendo ficado a pairar junto ao mesmo para qualquer eventualidade.

A Transat Jacques-Vabre, também conhecida como Rota do Café ou ainda Transat a dois, é uma regata transatlântica para dois tripulantes por veleiro, criada em 1995 e que tem lugar de dois em dois anos entre a França e o continente americano.

Para esta 15ª edição em 2021, a Transat Jacques Vabre teve largada em Le Havre, França, e terá um novo trajeto, desta feita com destino à Martinica! Pela primeira vez na sua história, a Transat Jacques Vabre faz a largada para explorar as Índias Ocidentais. A chegada será na Baía de Fort-de-France (ilha Martinica), que receberá a chegada da mais longa e mais exigente regata transatlântica com dois tripulantes, no que promete ser um espetáculo sensacional.

Seguir a regata em: https://www.transatjacquesvabre.org/en/map-tracker

Popular