O Clube Naval é das pessoas

“O Clube Naval é das pessoas.”  Foi este o tema do discurso proferido pelo presidente do Clube Naval do Funchal no jantar de Natal que decorreu  esta sexta-feira, dia 14 de dezembro, na sede social do clube.  António Fontes apresentou algumas medidas de fundo que pretende incrementar no CNF como um aumento no valor de 50€ ao  ordenado dos funcionários e prestadores de serviços que ganhem o salário mínimo nacional.

A partir de Janeiro 2019 será atribuída a Bolsa Naval, atribuída a atletas com necessidades económicas para a prática desportiva, em articulação com a continuidade no ensino superior, para que não deixem de vestir a camisola  do Naval.  A Fundação CNF foi outra das “prendas de Natal do CNF ” anunciadas pelo presidente. Entre outros objetivos, a fundação irá desenvolver atividades solidárias a favor de funcionários que, com o seu desempenho profissional ou carências familiares, precisem de apoio social. Na parte desportiva,   a nadadora Susana Sousa Gomes foi apresentada pelo presidente do CNF como a “imagem perfeita da superação da mulher no desporto”  enquanto David Fernandes também foi destacado pela “longa dedicação à canoagem com um percurso desportivo exemplar que atinge o patamar olímpico”.

Com cerca de 170 navalistas presentes, a festa teve início com a entrega dos prémios “Naval do Ano” destacando 11 atletas que reuniram ao longo do ano os melhores resultados desportivos, escolares e que apresentaram um comportamento exemplar entre os colegas da modalidade.

Na Canoagem, João Rodrigues e Beatriz Santos foram os atletas  premiados. No Judo, José Abreu e Ana Nunes mereceram o troféu tal como Rodrigo Vasconcelos no Karaté. Tomás Silva e Susana Sousa Gomes foram o “Naval do Ano” na modalidade de Natação. Passando para as ondas do Surf, o prémio foi para Verónica Silva enquanto no Stand Up Paddle, João Nuno Jardim foi o feliz contemplado. Por fim, mas não menos importante, a Vela destacou Júlia Cardoso e Tiago Sousa pelo desempenho em 2018.

Paralelamente, os navalistas foram desafiados a levar um alimento para a recolha de bens da campanha Naval Solidário a favor de famílias carenciadas que habitam na zona envolvente do Complexo Desportivo da Nazaré. Nesta “pequena mas séria brincadeira ” a Natação venceu, seguida pelo Judo e Canoagem. No final, todos saíram a ganhar principalmente quem ainda espera por ajuda. Até dia 19 os carrinhos estão disponíveis para receber donativos alimentares, dia 20 são elaborados os cabazes na igreja da Nazaré e dia 21 serão entregues após a missa do parto nesta mesma paróquia e que será pelo Clube Naval do Funchal.


Popular