Campeonato da Madeira de Cruzeiros consagra iate Frederica Devónia do Naval

Decorreu na passada semana entre dia 3 e 6 de junho de 2021 o Campeonato da Madeira de Vela de Cruzeiro e Troféu Velamadeira, com a participação de 7 embarcações em representação de 4 clubes regionais (ANM, CTM, CNF e ICSC). Numa organização da Associação Regional de Vela da Madeira, este campeonato atribuiu os títulos regionais em ORC e Troféu Velamadeira, tendo contado com a realização de 4 regatas ao longo dos três dias de competição, em que os cerca de 60 velejadores tiveram apurados trabalhos em diferentes campos de regata na costa sul da ilha da Madeira. No primeiro dia, 5ª feira, realizou-se uma regata com cerca de 10 milhas náuticas na baía do Funchal, nas alterações de vento em termos de direção e intensidade obrigaram à Comissão de regata a encurtar a competição, tendo vencido o iate Swing de José Augusto Araújo do CTM, seguido pelo Frederica Devónia de Lourenço Cardoso e Alma Gémea de João Guerreiro ambos em representação do CNF. No troféu Velamadeira, o iate Arriba do ICSC de Francisco Freitas superou o maior veleiro da frota, o, Solitude de João Vasconcelos e Sá. No segundo dia de competição, a frota rumou a leste para ventos mais frescos e constantes, dia em que permitiu a realização de uma regata com excelentes condições de mar e vento. Para efetuar o percurso com cerca de 20 milhas náuticas entre o Reis Magos e o Caniçal, sendo uma zona mais ventosa os ventos rondaram entre os 10 e 24 nós o que permitiu bons andamentos e um excelente dia de competição para todos. Após o segundo dia, e uma regata concluída a liderança do campeonato estava provisoriamente entregue ao veleiro, Alma Gémea do CNF, capitaneada por João Guerreiro, enquanto que o 2º e 3º lugar era partilhado pelo iate Swing (CTM) de José Augusto Araújo e Frederica Devónia de Lourenço Cardoso (CNF). No Troféu Velamadeira, a embarcação Solitude de João Vasconcelos e Sá lidera seguido da embarcação Arriba de Francisco Vieira (do Iate Clube de Santa Cruz).

O terceiro e último dia, estava programada a realização de duas regatas, tipo barlavento-sotavento com cerca de 5,5 milhas náuticas na zona do Funchal e Câmara de Lobos. Com ventos calmos e bonançosos, conseguiu-se realizar as duas regatas previstas e assim atribuir os títulos em disputa. Feitas as contas e os respetivos apuramentos, foram corados com os títulos regionais as embarcações:

Frederica Devónia de Lourenço Cardoso (CNF) foi o grande vencedor, obtendo o título de Campeão Regional ORC assim como vencedor da Classe ORC 2, seguido da embarcação Ayé de Sérgio Jesus (CNF) segundo à geral e primeiro da Classe ORC 1, no último lugar do pódio e em igualdade pontual com o Ayé ficou a embarcação, Swing de José Augusto Araújo que também garantiu o segundo lugar da Classe ORC 1.
Já no Troféu Velamadeira a vitória sorriu à embarcação Solitude de João Vasconcelos e Sá seguido da embarcação Arriba de Francisco Freitas.

Este campeonato contou com vários apoios e parceiros, na organização a destacar: CeX-Webuy-com | Marina Funchal | Brisa Maracujá | Clube Naval do Funchal | Iate Clube de Santa Cruz | Centro Treino Mar | Associação Náutica da Madeira.

Fotos – © Rosa Ornelas

Popular