“Vim à Madeira procurar a vitória”

Rafael Gil, grande vencedor do V Madeira Island International Swim Marathon.

Cumpriu-se este sábado, após uma manhã de chuva intensa, mais uma edição do Madeira Island International Swim Marathon na baía da Quinta Calaça.

A manhã escura, não impediu que os 71 inscritos nadassem as provas previstas para as distâncias de 1500 e 10000 metros. Já a prova destinada às crianças teve uma menor participação não deixando no entanto de ter valentes jovens nadadores a realizar a prova de 200 metros cujo grande vencedor foi o pequeno navalista João Caldeira Araújo que, dos seus 11 anos de vida, seis são de natação.

João Pedro Sousa, nadador do CNF foi o primeiro a cortar a meta nos 1500 metros, ao realizar a prova em 24:11.06. Nos Masters AA1 João Pedro Silva, também do CNF, conquistou o primeiro lugar desta categoria. Já na nos masters AA3, Domingos Pinto Coelho, do Clube de Algés e Dafundo foi o grande vencedor. Nos femininos, Carla Patrícia Telo, nadadora do CNF foi a mas rápida deste grupo realizando a prova em 29:00.70. Já na categoria master AA3, Maria Madalena Caninas, atleta de Masters de Almada foi a vencedora deste pódio.

Quanto à prova rainha, que contou com a participação dos melhores nadadores de águas abertas de Portugal e Espanha, os atletas estiveram a bom ritmo sendo que alguns não conseguiram ultrapassar o desafio na sua totalidade, por força de alguma ondulação que fazia sentir.

O grande vencedor da prova de distância olímpica foi o português Rafael Lourenço Gil que completou o percurso em 2h:01:05. O atleta que já participou em todas as edições desta prova, revelou estar feliz com esta conquista que “pensou que fosse mais difícil” tendo em conta a “segunda linha muito forte da seleção espanhola”. Nesta que foi a primeira etapa do circuito nacional de águas abertas o seu objetivo “está cumprido” sendo agora o seu sonho o “apuramento para os jogos olímpicos”.

O colega de equipa Tiago Filipe Campos foi o segundo melhor da prova, com o tempo 2h:01:58, ficando o espanhol Roger Rabassa Iglesias da Espanha em terceiro, cortando a meta cerca de 2 minutos depois (2h:03:08).

Nos femininos o pódio também foi partilhado pela Península Ibérica, ficando Aroa Fidalgo Silva em primeiro lugar, com o tempo 2:15:49, Mafalda Sofia Rosa (PT), em segundo e Maria Claro Martinez (ESP) em terceiro.

Para amanhã, estava previsto a realização de duas travessias a nado, desde a Ribeira Brava e Câmara de Lobos até ao Clube Naval, no entanto, devido às condições de mar que se encontram previstas, as provas serão canceladas.

Resultados completos em: http://www.anatacaodamadeira.pt/resultados/1819/SwimMarathonV-27out/index.html

Popular