História e Amizade na Malta do Calhau

Decorreu esta tarde, dia 20 de abril, na sede social do CNF, mais uma tertúlia da Malta do Calhau, uma iniciativa que reuniu à mesa, alguns dos principais impulsionadores da modalidade de windsurf na Madeira cuja origem remonta aos anos 70. Foi precisamente em 1977, pelas mãos de Alexandre Rebelo que a Madeira teve a primeira prancha de windsurf, pelo valor de 25 contos, comprada em Inglaterra, depois de vários estrangeiros, ao velejarem na baía do Funchal durante as estadias na região, terem despertado o interesse dos jovens do calhau. Alexandre Rebelo, “relembra esses tempos com uma certa saudade”, sendo que, a sua felicidade era evidente neste convívio com “pessoas que fizeram parte desta escola”, nomeadamente: Alfredo Brás, que fez o barracão de windsurf, na sede social à Quinta Calaça, o Comandante Valério de Andrade, Énio Andrade e Romão Gomes, que fez a primeira prancha de Windsurf na Madeira, com um interior de esferovite e um mastro feito com cana de açúcar cozida. O “mestre” como é conhecido entre este grupo de windsurfistas, foi fazendo pequenos arranjos nas pranchas dos amigos que, a pouco e pouco iam aparecendo, há medida que passavam estrangeiros na região. “Não havia nada à venda, nem na Madeira, nem no Continente”, contou-nos Romão Gomes, com duas fotografias na mão que mostram o próprio a construir a sua relíquia em finais dos anos 70.

A paixão pela modalidade e pelas emoções que esta modalidade desperta, para além de um grande sentimento de independência e uma certa solidão, foram relembradas entre conversas e histórias de dias de verão intermináveis. Entre o molhe da Pontinha e o Savoy os dias no mar começavam cedo e só terminavam às 8 da noite. “Passávamos o dia nisto!” mencionou Alexandre Rebelo.

O encontro terminou com os agradecimentos da Presidente do CNF, Mafalda Freitas aos convidados, onde também esteve presente o Professor Luís Ferreira, que acrescentou mais algumas histórias do Remo e não deixou de relevar uma certa emoção, com uma lágrima no canto do olho ao ver o Yole, embarcação de remo, que se encontra na Sala Capitação de Fragata, Horário de Faria Pereira.

Escola Básica de Santo António “À Descoberta do Mar da Madeira”

0

19A Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Santo António visitou a Marina do Funchal e o Clube Naval do Funchal em São Lázaro no âmbito da atividade “À Descoberta Do Mar da Madeira”.

Nos dias 15 e 19 de Março realizaram-se duas apresentações na escola que despertaram a curiosidade e o interesse dos jovens pelo mar. Na manhã do dia 12 de Abril, foi lecionada uma palestra sobre Segurança no Mar proporcionada pela Marinha Portuguesa seguida de uma saída de catamaran onde foi possível observar um grande grupo de golfinhos roazes (Tursiops truncatus). Na tarde do dia 16 de Abril os alunos tiveram a oportunidade de experimentar várias atividades desenvolvidas pelo Clube Naval Do Funchal, nomeadamente canoagem, vela e stand-up-paddle. No total participaram nesta atividade cerca de 60 alunos, com idades entre os 11 e os 13 anos.

A atividade “À Descoberta do Mar da Madeira” visa atrair os jovens da região (particularmente os alunos do 5º e 6º ano de escolaridade) para o mar, através das atividades náuticas e da educação ambiental, transmitindo conhecimentos e proporcionando experiências concretas com o meio marinho.

Esta iniciativa foi integrada no Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC 2014-2020 com o projeto NAUTICOM. Este projeto visa elevar a competitividade das marinas e empresas náuticas da Macaronésia, onde se inclui a Associação Marina do Funchal.

Entre os vários parceiros, a Marina do Funchal será uma das marinas que irá beneficiar desta rede, através da qual é reunida uma grande parte desta indústria, proporcionando alianças inter-regionais e o desenvolvimento de produtos temáticos transnacionais.

1 Hora a Nadar Masters – 21 de Abril no Complexo Desportivo da Nazaré

0
18
[vc_custom_heading text=”Regulamento” font_container=”tag:h2|font_size:16|text_align:center|color:%23515151″ use_theme_fonts=”yes” css=”.vc_custom_1505925341470{border-bottom-width: 1px !important;border-bottom-color: #013f70 !important;border-bottom-style: solid !important;}”]

Tomás Lacerda em estágio nacional

0

O surfista do CNF Tomás Lacerda, participa até ao próximo dia 20 de abril no estágio da Seleção Nacional de Surf no escalão júnior. O Navalista, estará em Peniche neste que será um estágio que irá qualificar os atletas para o Europeu Júnior de Seleções.

Neste encontro os atletas também farão uma preparação para a a 3ª e 4ª etapa do Circuito Europeu Pro Júnior que terá lugar no próximo mês de maio em França. Recorde-se que o atleta esteve recentemente no 1.º Estágio da Seleção Nacional de Stand Up Paddle composto por treinos de água a provas técnicas no Centro de Alto Rendimento do Jamor depois de ter sido campeão nacional de sub18 na 1ª etapa do Circuito Nacional de SUP que decorreu no dia 11 de Março, durante o Madeira Sup Challenge.

Lucas Oliveira no Top 5 do Open Internacional de Karaté

0

Realizou-se em Maia, no Porto, no passado fim de semana um Torneio Open Internacional na modalidade de Karaté onde  950 atletas oriundos de diversas partes da europa e mundo estiveram em competição. Na comitiva navalista, composta por Rodrigo Vasconcelos em Kumité Iniciado -40kg, Lucas Oliveira em Kumité Juvenil +50kg, João Castro em Kumité Juvenil +50kg esteve em destaque Lucas Oliveira que obteve o 5º lugar.

No sábado entraram em ação os juvenis Lucas Oliveira e João Castro na prova de Kumité (combate) +50kg. João Castro foi o primeiro a combater e após BYE na primeira eliminatória defrontou um adversário mais alto com braços compridos e sentiu dificuldade em encontrar a distância certa sofrendo ponto logo no início do jogo. Tentou recuperar mas não conseguiu desfazer a vantagem do adversário de 1-0. De seguida iniciou a competição o juvenil Lucas Oliveira que de uma forma consistente passou as 3 primeiras eliminatórias todas por 1-0. No acesso á final da prova encontrou um adversário técnica e fisicamente mais evoluído que não lhe deu hipótese derrotando-o por 0-4. Foi repescado e estando em jogo o 3°lugar tentou dar o seu máximo para sair vencedor mas fruto de uma desatenção Lucas sofreu ponto e acabou derrotado classificando-se num excelente 5°lugar.

No domingo foi a vez do iniciado Rodrigo Vasconcelos na prova de Kumité -40Kg que ao passar a primeira eliminatória por BYE, entrou no segundo combate algo nervoso mas determinado a vencer. No entanto logo no início sofreu ponto e ficou o resto do combate a tentar recuperar mas sem sucesso. Perde por 0-1 e não é repescado. A participação nesta prova serviu de preparação destes atletas para a fase final do Campeonato Nacional de Infantis, Iniciados e Juvenis de Karaté da FNKP a se realizar em Póvoa de Varzim a 19 de Maio. Destaque para o 5°lugar obtido pelo Lucas Oliveira que ficou apenas 1 ponto de obter lugar de pódio num dos maiores torneios internacionais em solo português.

Carlota Duarte com bronze nacional

0

O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar I – III Troféu Canoagem de Mar de Oeiras, realizou-se na Praia de Santo Amaro de Oeiras este sábado, 14 de abril. Do Clube Naval do Funchal participaram dois canoístas, Carlota Duarte e Marco Gomes ambos na categoria SS1.

A atleta do Naval subiu ao pódio nacional e conquistou a medalha de bronze, iniciando bem o Campeonato  de Canoagem de Mar 2018. Note-se que a atleta foi a terceira melhor no somatório de todas as etapas realizadas em 2017 em várias partes do país. Marco Gomes, não chegou ao pódio mas assegurou o quarto lugar.

Participaram 150 atletas provenientes de 20 clubes numa iniciativa organizada organizado pelo Clube do Mar Costa do Sol em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, Marina de Oeiras e Federação Portuguesa de Canoagem.