“Foi um sonho realizado e começar o ano assim é óptimo”

Começou no surf há 10 anos atrás, mas, a paixão pelo mar é dividida com o Stand Up Paddle, modalidade que Tomás Lacerda tem vindo a vincar quer a nível regional, nacional e mais recentemente a nível internacional com o resultado histórico alcançado numa das maiores provas de Stand Up Paddle a nível mundial mais conhecida por GlaGla Race.

Estivemos à conversa com o jovem navalista após esta experiência “completamente diferente” de tudo o que viveu até agora. “Foi um sonho realizado e começar o ano assim é óptimo”. Num ano em que o seu objetivo é “participar no maior número de provas internacionais possíveis” o atleta não esconde a felicidade encontrada a 600 metros de altitude ao ficar apenas a 30 segundos de um dos seus ídolos, Ty Judson e o grande vencedor da prova.

A diferença de temperatura foi algo que o atleta enfrentou após um conjunto de treinos específicos orientados pelo seu preparador físico Duarte Pinto e pelo seu treinador Ricardo Rodrigues. “Realizei alguns treinos na serra, a 1000 metros de altitude e remei muito também, ainda tive uma gripe pelo meio mas consegui controlar”. Apesar das condições completamente diferentes, entre a Madeira e os Alpes Franceses, o que obrigou o atleta a remar de fato, luvas, botas e gorro, em vez de calções como aqui na ilha, Tomás Lacerda fez história ao colocar pela primeira vez a Madeira e o Clube Naval do Funchal numa das maiores provas desta modalidade a nível mundial.

Para o futuro, o atleta pretende continuar a competir acreditando que o Stand Up Paddle a nível regional tem muito potencial, com atletas de muita qualidade sendo necessário “apanhar o comboio” de outros países como a vizinha Espanha para elevar a competição da modalidade e não deixar escapar provas internacionais com a presença portuguesa.

Ao começar o ano da melhor maneira, Tomás Lacerda não esconde a sua humildade a sabe que “tem muito trabalho pela frente” mas com este resultado e com o apoio de todos os “patrocinadores, clube e família”, garante continuar a trabalhar para os bons resultados ao mesmo tempo que se preparar para ingressar este ano no ensino superior na área de Desporto.

Popular