TRANSQUADRA oficialmente preparada para a 2ªEtapa

Decorreu ontem dia 24 de janeiro de 2022, no Cais 8 do Porto do Funchal a inauguração do Village da 2ª etapa da X edição da regata internacional Transquadra. A cerimónia simples contou com a representação de diversas entidades regionais, numa iniciativa que também serviu de pretexto para a inaugurar a exposição de pintura “Pegada AZUL”.

Esta segunda etapa, acontece a partir do próximo sábado pelas 15h00 na baia do Funchal e reunirá 76 embarcações com mais de 130 velejadores de várias nacionalidades.

Os próximos dias., serão de muito trabalho para os tripulantes (que irão navegar sozinhos ou em dupla), pelo que em contagem decrescente, tentam ultimar tudo para que a travessia até à ilha da Martinica se possa efetuar em segurança e conforto.

Esta regata, que envolve centenas de pessoas, é o evento náutico internacional mais antigo a passar pela região. São dez edições em trinta anos, e com um sempre crescente número de participantes. A Madeira oferece e reúne condições que aprazem a estes especiais velejadores, todos eles com mais de 40 anos (idade) e com o sonho de atravessar o atlântico nas suas férias. Apesar do mau tempo da semana passada, conseguimos reunir condições condignas para receber os barcos nas duas marinas do Funchal.

O programa social prevê o convívio entre os participantes ao final de cada dia no Village, com alguma música à mistura, alguns vídeos e muitas histórias para contar.

Em face à pandemia, as restrições e acesso ao espaço estão condicionadas aos seus participantes e familiares, situação que será exceção no sábado a partir das 12h00 em que a população da região está convidada a visitar o Village e a Exposição “Pegada AZUL”.

A iniciativa de efetuar uma exposição de pintura, decorre com a natural preocupação ambiental e literacia do mar que o CNF tem inerente ao seu objecto social.

É uma iniciativa do Clube Naval do Funchal em parceria com a Secretaria Regional de Educação e surge no âmbito da X edição da Regata Internacional TRANSQUADRA.

Pretendeu-se envolver a comunidade educativa do primeiro ciclo (crianças dos 5 aos 10 anos de idade), na promoção da sensibilização ambiental em torno dos ecossistemas marinhos e proteção dos mares, oceanos e energias limpas.

Teve ainda como objectivo desenvolver a criatividade e promover o desenvolvimento de competências artísticas nos alunos, proporcionar a apresentação pública de trabalhos plásticos realizados em contexto escolar; promover a sensibilização ambiental em torno dos ecossistemas marinhos e proteção dos mares e oceanos de plásticos e ainda promover a literacia do mar em associação com os valores do desporto, natureza, lazer, bem-estar, energias limpas e preservação do meio ambiente.

Esta iniciativa reuniu 15 escolas de toda a região e contou ainda com o apoio da empresa marítimo-turística VMT.

Realce ainda para a animação de rua prevista para o próximo sábado dia 29 de janeiro junto ao Village a partir das 12h00 sensivelmente, com várias animadoras a dar cor à despedida dos velejadores junto à entrada do Village. Vamos ainda disponibilizar às crianças que nos visitam, pequenas bandeiras para todos aqueles que se queriam juntar a este espontâneo momento acenar em despedida e agradecimento pela passagem na região.

Finalmente, para os mais aficionados e que queiram assistir mais próximo o evento, teremos um Catamarã com 110 lugares (Sea The Best II – Melhor do Mar DOIS) disponíveis a 10€ por pessoa (viagem de cerca de 2h00), para acompanhar a largada, sendo que o embarque se faz na marina, cais 8, pelas 14h15, com largada da pelas 14h30.

A competição propriamente dita, acontece pelas 15h00 junto à zona do Lazareto, rumo a uma boia de desmarque junto á sede social do Clube Naval do Funchal à Quinta Calaça.

A travessia até à Martinica, decorrerá durante cerca de duas semanas prevendo-se a chegada a partir de dia 10 de fevereiro em Le Marin.

Popular