TERTULIA com FRED HEMMINGS – Surf na primeira pessoa

Decorreu esta quarta-feira dia 27 de novembro na sede social do Clube Naval do Funchal, uma receção ao primeiro campeão mundial de Surf, Mr Fred Hemmings, cidadão havaiano que rumou até à região para conhecer as suas raízes. Fred Hemmings além de ter sido o primeiro campeão mundial de surf, e de ter criado a IPS, atual World Surf League, foi o mentor dos dois maiores eventos mundiais de surf nomeadamente o Pipe Masters que integra o Triple Crown of Surfing uma das mais antigas e importantes provas de surf profissional. Hemmings foi ainda director desportivo da equipa de futebol americano da NFL os Denver Broncos. Durante mais de 15 anos esteve ligado à política, sendo senador e até candidato republicano ao governo do estado do Havaí.

A recebê-lo na sede social do clube estava o Vice comodoro do CNF Marcelo Melim e a Secretaria da direção Cristina Quaresma, bem com uma pequena comunidade surfista da região que aproveitou para conhecer de perto este ícone mundial da modalidade.

Marcelo Melim deu as boas vindas a todos e expressou o sentimento de honra que é para o Clube Naval do Funchal receber tão importante figura do surf internacional. “Escolher a Madeira e o Clube Naval deixa-nos a todos nós uma enorme satisfação e agradecimento, pois sendo a Madeira e o CNF pequenas referências à escala mundial, é uma honra aqui receber o primeiro campeão mundial de surf”. Marcelo Melim acrescentou ainda que esta visita “marcará com certeza mais uma vez a história do clube sendo uma referência incontornável para o surf, para os jovens e para a preservação do ambiente”.

Após as apresentações, Fred Hemming, abordou as diferentes etapas da sua vida e do Surf, dando como referência o significado do orgulho havaiano e das suas raízes havaianas e portuguesas, fazendo ainda uma explicação da mescla de etnias que formam a população do arquipélago havaiano e a inexistência de uma maioria étnica. Com orgulho referiu a sua herança madeirense e influência no quotidiano da sociedade havaiana interligando os dois arquipélagos. Fred Hemming não deixou de referir que a sua vida foi a expressão das suas vontades tendo sido durante 10 anos surfista profissional, passando por uma carreia política e senador ao longo de 16 anos e, finalmente empresário. O surfista terminou a tertúlia deixando em aberto a possibilidade de expressar e efetuar uma parceria de geminação de clubes, neste caso concreto entre o CNF e o Outrigger Canoe Club de Wakiki; o mais antigo e exclusivo clube de surf do mundo.

Finalmente, aproveitou a presença de jovens e menos jovens para dar a conhecer a sua experiência em ondas grandes e conselhos para os que planeiam surfar grandes ondas como definir os seus limites pessoais e formas de aumentar a autoconfiança. A tertúlia terminou com algumas questões colocadas pelos presentes bem como pelas fotos da praxe.

Partilhar