Fórum Naval leva a debate: O ambiente marinho – mar da Quinta Calaça

O Fórum Naval leva a debate “O ambiente marinho – mar da Quinta Calaça”.

Este evento acontecerá sábado dia 23 de abril de 2022 pelas 11 horas, na sede social Quinta Calaça situada na Rua da Quinta Calaça n.º 32, Funchal.

Esperamos por si.

Moderador:
Carlos A. P. Andrade
Chefe de Divisão Aquicultura Marinha
Vogal do Observatório Oceânico da Madeira
É Licenciado em Biologia Marinha pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Mestre em Gestão de Recursos Aquáticos pelo King’s College, Universidade de Londres e Doutorado em Biologia Marinha e Aquicultura pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É Chefe de Divisão de Aquicultura da Madeira na Direção Regional do Mar e responsável pelo Centro de Maricultura da Calheta. É ainda Membro de direção do Observatório Oceânico a Madeira e investigador do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, da Universidade do Porto. Tem extensa produção de artigos científicos e comunicações em conferências, fazendo ainda parte do corpo editorial do jornal Frontiers in Marine Science.

Orador Convidado:
Sónia Costa
Licenciada em Biologia – Ramo Educacional e tem doutoramento em Biologia – Ramo de Ecologia. Iniciou o seu percurso profissional como professora do 3º Ciclo e Secundário e, posteriormente, dedicou-se à investigação científica na área da ecologia e ecotoxicologia. Atualmente, trabalha no Observatório Oceânico da Madeira onde é responsável pelo programa educativo e é investigadora do MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, polo da Madeira. Os seus interesses centram-se na comunicação e divulgação de ciência e tecnologia, especialmente relacionados com projetos de Literacia do Oceano.

Orador Convidado
João Monteiro
João Gama Monteiro é um investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e da ARDITI, Doutorado em ecologia marinha. Antes de se basear na Madeira em 2016, JGM trabalhou no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores e integrou a equipa da Global Reef Expedition para estudar corais e simbiontes no Pacifico (2012-2015). Desde a sua chegada à Madeira, JGM tem focado o seu interesse em ecologia costeira, alterações climáticas e impactos antropogénicos e no desenvolvimento de metodologias integradas recorrendo a robótica, deteção remota, drones, mergulho cientifico e de inteligência artificial. Co-coordena diversos projetos de investigação e lidera as atividades de mergulho cientifico bem como as equipas de drones e ROV do MARE – Madeira.

Popular