Foi em ambiente de festa que se deu a despedida do Rally Saoirse

Sábado dia 8 de julho juntaram-se cerca de 150 pessoas no Village situada no Cais 8 do Porto do Funchal para a cerimónia de despedida do Rally Saoirse.

Este evento iniciou-se pelas 18h30 em ambiente de convívio e partilha de histórias do mar entre velejadores, familiares e convidados.

Pelas 20 horas do Grupo de Folclore do Centro Cultural de Santo António inundou o Village de boa energia e muita dança abrindo assim o programa desse fim de tarde e noite.

Após a atuação houve espaço para alguns discursos, nomeadamente da Vice-Presidente do CNF, Maria do Livramento Silva seguindo-se algumas palavras de David Beattie Comodoro do ICC – Irish Cruising Club, onde foi destacado todo o trabalho que a organização teve na realização do evento bem como a vontade de voltar à Ilha da Madeira.

Louisa Blandy Moreau, The British Honorary Consul e The Irish Ambassador Ralph Victory também elogiaram e demonstram a sua satisfação ao evento de celebração do centenário da viagem de Conor O’Brien.

O lendário marinheiro irlandês Conor O’Brien que foi o primeiro velejador a circum-navegar o mundo num veleiro de 3 mastros, esta foi uma conquista feita há 100 anos, mas que hoje em dia para muitos ainda é um desejo de conseguir. A circum-navegação de Conor O Brien começou em Dun Laoghaire em 20 de junho de 1923, sendo o Porto do Funchal na Madeira, a sua primeira escala, a 3 de julho de 1923.

O fecho dos discursos ficou a cargo da Dra. Clara Noronha do Gabinete do Diretor Regional do Turismo.

O sentimento geral de todos os envolvidos nesta comemoração foi de querer volta à Ilha da Madeira ficando a promessa de um regresso para 2026 / 2027.

A frota de celebração do Rally Saoirse juntou 39 veleiros de diversos países, sendo 10 veleiros portugueses, 16 veleiros irlandeses e 7 veleiros de outras nacionalidades como Itália, Reino Unido entre outras.

Sendo eles: ORCHESTRA; Ilen; Tara; MAIBAR; Rih Malti; Pendragon; Saol Nua; Xanadu; X Trim; Radiance II; Embla; Sli Eile; Fluid Thrill; PEMANDIA; WILMA; Jane; SEA WITCH; Seascape; Azygos; Encore; Radical III; LÉS-A-LÉS; NJORD; HIGH FLIGHT; Tam O’Shanter; Witchcraft of Howth; Chardonnay of Solent; Freya; Sail La Vie; FENGSHUI; Wodan; Mairin; Contender.

Estes veleiros e a sua tripulação chegaram à Ilha da Madeira no dia 3 de julho ficando atracados no Porto do Funchal e Marina do Funchal, após a chegada em Parada Náutica onde foram recebidos pela APRAM e fãs que se encontravam no cais da cidade e praça CR7.

Durante a estadia na Ilha da Madeira a comitiva pode desfrutar de algumas visitas organizadas pela Região como uma visita às Ilhas Desertas, assim como de Roteiros Culturais e de iguarias e produtos regionais.

O Clube Naval do Funchal (CNF) foi o clube anfitrião do RALLY SAOIRSE no Funchal e contou com o apoio da Direção Regional do Turismo, da APRAM, da Câmara Municipal do Funchal, entre outros.

Popular