Plano de Atividades e Orçamento do CNF aprovado para 2018

Reunião Extraordinária debateu vários pontos em ano de transição de órgãos sociais

Decorreu ontem, dia 24 de Janeiro uma reunião extraordinária da Assembleia-geral do Clube Naval do Funchal, na Quinta Calaça, sede social deste clube. Na ordem de trabalhos, foram analisados vários pontos entre os sócios presentes que, desta feita, aderiram em força ao encontro, ao contrário das reuniões que decorreram ao longo dos últimos anos, que tiveram sempre pouca participação.

Com enorme espírito participativo e construtivo, os cerca de centena e meia de associados presentes e representados, deliberam sobre o plano e orçamento para 2018, com a proposta da atual direcção, liderada por Mafalda Freitas desde 2010 a ser mais uma vez mais aprovada.

Realce ainda para a aprovação e atribuição da categoria de sócio de mérito aos atletas do clube que participaram em Jogos Olímpicos (Paulo Camacho, Michel Almeida, Helena Rodrigues e David Fernandes), momento de reconhecimento dos associados ao desempenho destes, ao longo de muitos anos ligados ao naval, e à elevação da instituição e região.

Finalmente, o terceiro ponto da ordem de trabalhos que foi o mais moroso, e que se debruçava sobre a alteração dos estatutos e regulamentos, os associados aprovaram oito das onze propostas de alteração apresentadas pela direção e associados.

Em termos gerais os associados aprovaram em determinadas circunstâncias aceitar os seus ascendentes como sócios extraordinários, bem como aos não residentes na Ilha da Madeira outras regalias, além de permitirem uma redução dos custos na reintegração de antigos sócios, tendo sido ainda aprovado nomeadamente a não remuneração dos órgãos sociais. Aqui foi dada uma explicação extra relativamente a este ponto, dando a conhecer a todos, que nos últimos oito anos não foi eleita nenhuma comissão de vencimentos, nem nenhum membro dos órgãos sociais auferiu de qualquer tipo de remuneração pelo trabalho desenvolvido. Neste ponto, Mafalda Freitas, acrescentou ainda à plateia presente que os administradores da Associação Marina do Funchal em representação do clube, incluindo ela própria, bem como Frederico Rezende, Jaime Camacho e Rui São Marcos, trabalharam pro bono na gestão deste espaço nos últimos 8 anos, convertendo esse valor para o clube para apoiar as deslocações das várias modalidades desportivas.

Independentemente do sentido de voto, algumas das propostas apresentadas que beneficiariam os sócios do clube e toda a atividade não foram aprovadas, tendo a atual direção mostrado preocupação no que considera ser importante, como é a estabilidade organizacional do clube, quer em termos de gestão de recursos humanos e materiais, como em termos de projetos, compromissos com a banca, gestão de parcerias e fornecedores bem como a nível de procedimentos internos. Apesar da explicação aos presentes, e proximidade de um ato eleitoral, com a consequente alteração dos órgãos sociais, poderá proporcionar instabilidade e alteração constante de métodos de trabalho, não sendo de todo benéfico para os sócios.

Mafalda Freitas e toda a sua equipa, depois de 8 anos de mandato a liderar o CNF, onde viram reconhecido o seu trabalho pelo Governo Regional da Madeira, com atribuição da medalha de ouro de mérito turístico em 2012, já tinha anunciado em 2017 que não iria se recandidatar, “(…) estando satisfeita com o trabalho da sua equipa nestes dois mandatos, trabalho esse que está à vista de todos, com transparência e muita dedicação de todos (…)” referiu a mesma.

A próxima assembleia será a de apresentação do relatório de atividades e contas referente ao no civil de 2017.

Popular