Clube Naval de Vento em Popa

Foi apresentado ontem, entre parceiros, sócios e atletas do Clube Naval do Funchal, a 4ª edição da revista do CNF, “Vento em Popa”, uma publicação anual com o balanço de todas as áreas de atividade do clube que surgiu em 2014 no âmbito do projeto “Desafios e Oportunidades do Mar”. A publicação institucional apresenta-se em Português e Inglês e tem distribuição gratuita a nível regional, nacional e internacional, conforme entidades e instituições parceiras do clube. Ao longo da revista é possível fazer uma visita guiada pelo Clube Naval, ao percorrer os dez capítulos distintos.

“Turismo Náutico” é o capítulo que aborda todos os eventos náuticos de âmbito internacional realizados em 2017, nomeadamente III Conferência Europeia de Mergulho Científico, I Madeira Sup Challenge, IV Madeira Ocean Race e o IV Madeira Island International Swim Marathon. “Desafios e Oportunidades no Mar” reporta a sexta edição do Congresso Internacional – O Desporto e o Mar e os dois projetos ao abrigo do Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC 2014-2020 que o CNF encontra-se a desenvolver, mais concretamente o Projeto Ecotur_Azul e o projeto Nauticom.

Fazendo uma viagem pelo capítulo “Mares da Madeira”, são reportadas as regatas realizadas pelo CNF a nível regional tanto na vela ligeira como na vela de cruzeiro, nomeadamente o III Troféu Robbialac, o Campeonato da Madeira de Vela Adaptada/Exictos, a IX Regata Meo e a VI Regata RIM – Madeira-Porto Santo. Já no capítulo “Complexo Desportivo da Nazaré”, estão as grandes novidades de 2017, tais como, o lançamento da nova modalidade GOFLO e o Naval Studio Pilates.

Na “Inclusão Social” estão as principais atividades realizadas no âmbito do Desporto Adaptado do CNF como por exemplo o Encontro Regional de Canoagem Adaptada ou o VI Torneio Solidário de Basquetebol Aquático. Destaque ainda para os “atletas do ano”, assim como para a componente “Social” com todos os eventos e atividades que preencheram o ano em que o clube celebrou 65 anos.

Encontramos nesta revista ainda, dois convidados, nomeadamente um artigo de opinião do Sr. Vereador da Câmara Municipal do Funchal, Dr. João Pedro Vieira e uma entrevista ao Gestor de Comunicação da Volvo Ocean Race, maior regata do mundo, Rodrigo Moreira Rato.

“O Clube Naval do Funchal é uma instituição de referência na Madeira”

Pedro Calado, Vice- Presidente do Governo Regional , esteve presente nesta cerimónia e enalteceu todo o trabalho realizado por Mafalda Freitas e toda a sua equipa nos últimos 8 anos, afirmando que “ com estes dois mandatos sentimos uma abertura ímpar do Clube Naval à sociedade e que esta abertura foi ótima não só para se conhecer o que se faz dentro do Clube Naval como também foi ótima no aspeto nacional e internacional trazendo muita gente à região para participar nos diferentes eventos e regatas”. Pedro Calado, referiu que “(…)o lançamento desta revista é uma prova viva do que é o Clube Naval e, ao mostramos o que é o Clube Naval do Funchal estamos a atrair também novas pessoas para o clube, novos patrocinadores, novos eventos.(…)”. O Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira sublinhou ainda “(…) o papel fundamental que o CNF representa na nossa sociedade que vai muito para além dos desportos marítimos, que vai muito para além do judo, do karaté, da natação, da vela adaptada e mais recentemente o triatlo e o atletismo que é uma componente social fantástica, onde se sente a verdadeira amizade e camaradagem que existe entre os sócios. ”

A revista poderá ser consultada a partir de hoje no site oficial do CNF.

https://www.clubenavaldofunchal.com/revista-anual-vento-popa/

Popular