A I Prova de Apuramento Nacional (PAN) da Classe HANSA, realizada em Portimão, marcou o arranque do calendário nacional de Vela Adaptada, num fim de semana competitivo e exigente para todos os atletas em prova.
A competição iniciou-se com um formato de Round Robin, que permite apurar os melhores velejadores para a decisiva Medal Race. O primeiro dia ficou marcado por condições meteorológicas desafiantes, com vento instável a soprar do quadrante de sueste, variando entre os 12 e os 20 nós.
Foram realizadas 15 regatas, ficando as três últimas das 18 previstas para o dia seguinte. Em destaque estiveram os atletas do Clube Naval do Funchal, António Nóbrega e José Calaça, que se mostraram competitivos, concentrados e determinados em cumprir todas as regatas, mantendo o foco no objetivo de alcançar a Golden Race, reservada aos cinco mais bem classificados que disputariam o título desta 1.ª PAN – Circuito de Vela Adaptada FutureHealthCare, em Portimão.
No segundo e último dia de prova, o vento manteve-se instável, soprando do quadrante de Sul/sueste, com intensidade entre os 12 e os 14 nós.
Os velejadores do Clube Naval do Funchal, António Nóbrega e José Calaça, ficaram a apenas um ponto de garantir presença na Golden Race. Já na Silver Race demonstraram grande qualidade competitiva, com José Calaça a conquistar o 1.º lugar e António Nóbrega o 2.º, terminando assim a classificação geral nas 6.ª e 7.ª posições, respetivamente.
O título de campeão da 1.ª PAN – Circuito de Vela Adaptada FutureHealthCare, em Portimão, foi conquistado por João Pinto, do Clube Naval de Portimão.
O pódio ficou completo com: Carlos Santos – Associação Náutica de Lisboa e Gonçalo Melo – Associação Náutica de Lisboa
A prova marcou um início promissor da época nacional de Vela Adaptada, evidenciando o crescimento competitivo da classe HANSA e o elevado nível dos atletas participantes.








