Vela de Cruzeiro reforça acordo entre Tecnovia e CNF

Numa organização do Clube Naval do Funchal e Associação Regional de Vela da Madeira, decorre este fim de semana a I Regata Tecnovia Yatchs Services. Uma regata importante no Regional de Cruzeiros, não só pela sua antiguidade, bem como pela sua extensão, aliadas às dificuldades do percurso com ventos de vários quadrantes e intensidades.

Com largada planeada para as 10h00m do próximo sábado, dia 21 de julho, no Porto do Funchal, as cinco embarcações e os 30 tripulantes inscritos, iniciarão o seu trajeto à Volta da Ilha rumando para Este, tendo que contornar a Ponta de São Lourenço e aventurar-se pelo mar da travessa, enfrentando as condições de tempo e mar.

Após o mar do Norte, o obstáculo seguinte será a passagem entre o Porto Moniz e a Ponta do Pargo, percurso difícil de contornar dado o forte vento, em mareações folgadas, onde os iates atingem por vezes velocidade mais vertiginosas, pouco habitual num iate à vela.

Já no mar calmo do Sul, o oposto por vezes faz sentir-se ou seja, ventos fracos ou nenhum, fazendo com que esta parte do percurso seja uma autêntica lotaria, onde a opção de rumo varia com a sorte de uns e azares de outros. Nesta fase do percurso a táctica e a concentração das tripulações poderão ditar a sorte ou uma suada vitória.

Quanto ao tempo de prova, as tripulações têm disponível 30 horas para realizar as 72 milhas náuticas do percurso, pelo que até domingo às 16h00, poderão cortar a linha de chegada.

O acordo entre as instituições foi apresentando publicamente ontem na sede social do clube, na presença do Presidente do Clube Naval do Funchal, António Fontes e do representante da Tecnovia Yatchs Services, Frederico Rezende.

O Presidente do Clube Naval do Funchal, agradeceu o apoio a esta regata, “sendo muito importante para uma instituição virada para o mar, organizar uma regata com estas características, que teve a sua primeira edição em 1985, numa altura que a regata de cruzeiro necessita de algum incentivo na região”. António Fontes, sublinhou ainda que a renovação do acordo, relativamente ao parque de estacionamento localizado junto à sede social, é “muito útil não só para o dia a dia dos sócios como, especificamente, para a noite da Festa Branca a realizar no próximo dia 8 de setembro, onde o Tecnoparque estará aberto toda a noite”.

A entrega de prémios da Regata Tecnovia Yatchs Services está prevista para as 18h30 da próxima segunda feira, na sede social do Clube Naval do Funchal.

Popular