Tomás Lacerda do CNF volta a conquistar um novo título nacional no segundo dia de competição do Madeira SUP Challenge

Neste Domingo, dia 12 de Março continuaram as provas do Madeira SUP Challenge, onde as condições apresentadas não foram as melhores, sendo que o vento de sul e nordeste e as grandes vagas de mar não deram tréguas aos atletas, forçando-os a efetuarem um esforço mais elevado.

O dia foi dedicado às provas de Race Técnico, provas feitas em circuito balizado por bóias, onde os competidores além de remarem tiveram de efetuar várias mudança de direção e sentido, tendo a obrigação de rondar um conjunto de bóias.

A primeira prova do dia foi dedicada às Esperanças sub 12 onde efetuaram um percurso de cerca de 250 metros. Em primeiro lugar ficou João Guilherme Olim do Ludens Clube de Machico. Carlota Rodrigues e Mateus Freitas do Clube Naval do Funchal, apesar de não terem conquistado os primeiros lugares foram os que tiveram mais destaque, visto terem sido os mais pequenos em competição, recebendo vários elogios do público.

Findada a prova de Esperanças seguiram-se as competições de SUP Race Técnico de Sub 15 e Sub 18, que definiram 3 títulos nacionais.

Deste modo, no Race Técnico Sub 15 de 2,5km, Tomás Lacerda do Clube Naval do Funchal foi consagrado o Campeão Nacional nos masculinos, realizando a prova em 23 minutos. Segundo o atleta “esta prova foi muito complicada, o vento e as grandes vagas do mar dificultaram muito, fazendo com que caísse algumas vezes perdendo algum tempo, mas no entanto estou muito feliz pois todo o esforço realizado valeu a pena e fico mesmo muito orgulhoso por ter voltado a conquistar mais um título nacional”. Nos femininos a Campeã foi Sara Berenguer da Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena, que efetuou a prova em 30 minutos e 21 segundos.

O Race Técnico Sub 18 foi uma competição apenas no masculino, com um percurso de 3,5km, onde sagrou-se Campeão Nacional Nuno Alves da ADRAP, ficando em segundo lugar Pedro Calaça e Vitor Sousa em 3º lugar, atletas do mesmo clube.

A última prova do dia foi o Race Técnico Open. No masculino de pranchas 12´6 o primeiro lugar foi de Rúben Afonso do Clube Naval de São Vicente em que realizou a prova em 35 minutos e 1 segundo. O segundo lugar foi do navalista Ricardo Rodrigues que ficou a penas 1minuto e 19 segundos do primeiro classificado e que segundo o atleta “ sabia que iria ser uma prova bem disputada, visto conhecer o nível técnico dos outros participantes e fico muito feliz por ter conseguido acompanha-los e conquistar este ótimo segundo lugar”. Em terceiro lugar Filipe Meira do Surf Clube de Sesimbra.

Nos femininos de 12´6 a vencedora foi Ângela Fernandes do Península de Peniche Surf Clube, que concluiu a prova em 41 minutos e 22 segundos. Logo atrás, no segundo lugar ficou Anabela Prioste do Coimbra Stand Up Paddle e em terceiro lugar Marta Salaberri (atleta do mesmo clube da vencedora).

 Em pranchas de 14´ a disputa foi apenas masculina tendo ficado em primeiro lugar Diogo Neves, do Clube Naval de São Vicente, com o tempo de 40 minutos e 4 segundos. O segundo classificado foi Rui Ramos do Clube Fluvial Vilacondense e em terceiro lugar ficou Carlos Oliveira.

Esta competição foi a primeira etapa do Circuito Nacional de Race Técnico Open.

O grande destaque destes dias de competição foram para Tomás Lacerda que é um atleta da modalidade de Surf, mas que no entanto conquistou dois títulos nacionais em Stand Up Paddle, modalidade esta que não é a sua prioridade, mas que veio a demonstrar que quando há esforço há recompensa, e acima de tudo veio a confirmar o grande atleta que é.

Foram dois dias de competição e de um grande espetáculo de Stand Up Paddle na Cidade do Funchal, que contou com 45 participantes, sendo, entre eles, sete atletas de Clubes de Portugal Continental.

Popular