PROGRAMA OPERACIONAL MAC 2014-2020

O Espaço de Cooperação Madeira-Açores-Canárias (MAC) é composto por três arquipélagos pertencentes a Portugal e Espanha e catalogados como Regiões Ultraperiféricas. O Programa Operacional MAC 2014-2020 é um programa de cooperação territorial que integra as referidas Regiões Ultraperiféricas, e que a fim de expandir o espaço natural de influência socioeconómica e cultural e possibilidades de cooperação das ilhas macaronésias com terceiros Países geograficamente fechados, foram convidados Cabo Verde, Senegal e Mauritânia para formar parte do espaço de cooperação.

Consulte os Projetos em curso:

ECOTUR_AZUL

O ECUTOR_AZUL tem como objetivo principal a valorização do potencial ecoturístico das áreas costeiras e marítimas, nomeadamente o património natural, cultural e paisagístico, criando novas oportunidades de crescimento azul. O CNF faz assim parte de uma rede internacional de cidades com excelentes recursos e serviços náuticos, que além de apresentar uma ótima oferta a nível da cultura, gastronomia e paisagens naturais, pretende, com a adesão a este projeto, incrementar as potencialidades desta cidade, certificando também a Marina do Funchal como porto Odyssea.

O projeto pode ser considerado como uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento sustentado e integrado do ecoturismo deste território, apostando na valorização e promoção dos territórios marítimos e incentivando os negócios das pequenas e médias empresas através da promoção do meio produtivo local junto dos turistas e nautas que visitam o Funchal.

O Funchal é único pela sua diversidade, desde o mar à serra, com as atividades náuticas como o Stand Up Paddle, Surf, Bodyboard, mergulho, aluguer e passeios de barco e observação da fauna marinha, das frutas às flores e dos bordados aos carros de cestos, tudo isto influenciado pelo seu clima temperado, permitindo produções e atividades ímpares.

Toda esta diversidade, em conjunto com a oferta das empresas marítimo-turísticas e comércio tradicional e a localização privilegiada da Marina do Funchal, que se encontra abrigada dentro do principal porto da Madeira, fazendo da mesma como porta de entrada para quem chega por Mar, e o modelo inovador que é o Odyssea, levou a que o CNF integrasse este projeto, reafirmando esta cidade como um destino turístico de excelência.

Página do Projeto: http://ecotur-azul-odyssea.eu/

Newsletter nº1

Brochura PT

NAUTICOM

Este projeto visa criar as condições para as marinas desportivas e as pequenas empresas náuticas das Ilhas Canárias, Açores, Madeira, Cabo Verde e Mauritânia, liderarem um processo de renovação de negócios, baseado na internacionalização, na cooperação comercial e na inovação. Isso será possível através da Rede NAUTICOM, que reunirá uma grande parte da indústria e gerará oportunidades, capacidades e incentivos para a criação de alianças estratégicas inter-regionais, o desenvolvimento de produtos temáticos transnacionais e consolidar a imagem conjunta do setor. Uma oferta náutica conjunta expande as oportunidades de mercado para todos, e conduz o posicionamento desejado dos destinos náuticos MAC. Espera-se que promova o uso das TIC, eficiência energética e eco-inovação no setor, como elementos de diferenciação do turismo, o que resultará numa melhoria da competitividade, sustentabilidade da atividade e, portanto, no mercado de trabalho das ilhas. Para promoção deste projeto, o CNF e a Associação Marina do Funchal consideraram importante desenvolver uma atividade de educação ambiental, que visa a promoção das atividades náuticas e o uso sustentado do mar na Madeira, que denominamos de “À Descoberta do Mar da Madeira”. O objetivo é atrair os jovens da Madeira, particularmente os alunos do 5º e 6º ano de escolaridade, para o uso do mar através das atividades náuticas e da educação ambiental, transmitindo conhecimentos e proporcionando experiências concretas com o meio marinho. A atividade desenvolve-se em várias etapas:

– Contexto escolar: são transmitidos na escola os conhecimentos teóricos sobre o mar da Madeira;
– Experiência de Mar: Saída de Mar o bordo de um catamaran para visita à Reserva Natural do Garajau e ao Eco-Parque Marinho do Funchal;
– Segurança no Mar: desenvolvido pela Marinha Portuguesa, entidade responsável pelo socorro e salvamento no mar em Portugal;
– Atividades Náuticas Experimentar atividades náuticas, nomeadamente canoagem, stand-up-paddle e vela.

Página do Projeto: http://www.proyectonauticom.com

Folheto Nauticom

Calendário de Atividades