Vela, Canoagem, Natação, Mergulho, Judo e Surf Adaptado são modalidades pioneiras na região que permitem a centenas de jovens e adultos com necessidades especiais de educação e locomoção ter acesso à prática desportiva.

No CNF, a modalidade de Vela é mais antiga no projeto de Desporto Adaptado do Clube, contando com 5 atletas federados que competem a nível regional e nacional em embarcações próprias, nos Access 2.3.

Na Canoagem, através dos Kayaks Sit On Top também é possível que pessoas com necessidades especiais experienciem esta modalidade e se aproximem do mar.

O Clube Naval do Funchal é também um clube acessível a nível da rampa de acesso à piscina, permitindo a prática de natação adaptada, bem como é um clube certificado pela DDI – Disabled Dive Center, tornando possível através de instrutores certificados a prática de mergulho em piscina e no mar.

Ao nível do judo e do surf, também já foram desenvolvidos projetos do programa “Juventude em Acção” e formações específicas que permitiram o acesso a estas modalidades a diversos jovens provenientes de escolas e centros de educação especial como os Centros de Atividade Ocupacionais da Direção Regional de Educação e Associação Portuguesa de Deficientes.

No âmbito do projeto Desporto Adaptado, são realizadas atividades desportivas todos os anos na zona este e oeste da ilha. O Naval On Tour, permite que todos os anos, centenas de jovens com necessidades especiais pratiquem atividades náuticas.

Para marcar uma atividade contacte: [email protected]

Notícias - Desporto Adaptado