Home
Home
 
 
Destaques

07-05-2012Semana Náutica HBG - Naval recebe 900 alunos


Tem hoje (7 de Maio) a Semana Náutica HBG, iniciativa conjunta da Escola Horácio Bento Gouveia, Clube Naval do Funchal, Associação Regional de Canoagem da Madeira, Estação de Biologia Marinha do Funchal e Gabinete Coordenador do Desporto Escolar. O evento, que estender-se-á até 11 de Maio, vai envolver cerca de 800 alunos daquele estabelecimento de ensino, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, na prática de modalidades ligadas ao mar, tal como Vela, Canoagem, Windsurf, Snorklling, Mergulho com Escafandro, Pesca Desportiva, Kayak Polo, Esquimotagem, Paddle Board e Micro Magic. As actividades terão lugar no Posto Náutico de São Lázaro (vela, windsurf e canoagem), Estação de Biologia Marinha do Funchal/Cais do Carvão (pesca desportiva), Quinta Calaça (snorklling e mergulho com escafandro) e Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal (kayak polo, esquimotagem, paddle board e micro magic).

Este projecto tem como objectivos, entre outros, aproximar, divulgar e consciencializar os alunos da existência dos clubes envolvidos na promoção e dinâmica destas actividades, consolidar rotinas de organização entre a escola e as instituições envolvidas, de forma a permitir executar com sucesso futuras edições do evento, promover o gosto pela prática desportiva associativa, em especial o contacto com a Natureza, bem como a preservação desses mesmos espaços, mobilizar a comunidade escolar no sentido de participar em eventos de forma saudável, envolver alunos e professores no sentido de promover novos horizontes de convívio e conhecimento, fora do espaço escolar e estimular novos mercados através da procura de novas saídas profissionais em áreas associadas a estas modalidades.

Na apresentação da iniciativa, Fátima Teles relevou a participação de cerca de 900 alunos como um momento significativo sob o ponto de vista educacional. «Citando Sanchez, “a defesa da necessidade do estabelecimento de relações mais próximas entre a escola e o meio” pressupõe uma mais valia sob o ponto de vista da cidadania e liderança escolar e representa um estímulo de valorização cultural em experiências futuras. Neste entendimento e considerando a riqueza do património natural que a Região dispõe, é preocupação das actuais lideranças valorizar e sensibilizar para o desenvolvimento de áreas de estudo de contextualização marítima, que poderão alavancar a prática de outras modalidades desportivas», perspectivou a Presidente do Conselho Executivo da Escola Horácio Bento Gouveia.

Sara Relvas elogiou a iniciativa. «A adesão mostra que a escola foi ao encontro dos interesses dos alunos, por isso agradeço a todos os envolvidos e espero que todos se divirtam e esta seja uma experiência inesquecível», sintetizou a Chefe de Gabinete do Secretário Regional de Educação e Recursos Humanos. Viriato Timóteo também mostrou-se agradado com o projecto. «Há todo um potencial turístico e de lazer por rentabilizar no mar. Este projecto é interessante por permitir experimentar uma panóplia de actividades ligadas ao mar e só espero que esta ideia seja alargada a todo o parque escolar da Região», desafiou o Presidente da ARCM.

Mafalda Freitas manifestou-se satisfeita pelo facto do Clube Naval do Funchal estar incluído no projecto. «É um prazer para nós disponibilizarmos as nossas instalações e dar a conhecer a estes anos 6 das 13 modalidades que dinamizamos, nomeadamente as ligadas ao mar que, não esqueçamos, é a maior infra-estrutura que a Madeira tem», sublinhou, sem esquecer o seu papel de Directora da Estação de Biologia Marinha do Funchal. «Nesta actividade os alunos vão ganhar conhecimento da biodiversidade da Madeira e sua preservação.»

 - Apresentação

Imprimir | 
© 2007 Clube Naval do Funchal - Todos os direitos reservados - Developed by Alencastre.net - Powered by Dynamicweb CMS