CNF continua a apostar na Inclusão Desportiva

O Clube Naval do Funchal, além das várias atividades realizadas a nível desportivo social e lúdico, continua a promover o desporto para todos, através do desporto adaptado, com variadas atividades que hoje são um dos fatores que distinguem o nosso clube.

Neste sentido, pela segunda vez consecutiva, tivemos o prazer e a honra de apoiar a Associação Portuguesa de Surf Adaptado, em mais uma atividade realizada na Ilha da Madeira, desta feita na praia do Seixal, onde recebemos cerca de vinte pessoas com necessidades especiais, para praticar surf adaptado.

O surf, como atividade de integração social, promove hábitos de vida saudáveis e a superação de objetivos, bem como proporciona momentos agradáveis de socialização e contacto com a natureza, iniciativas que esta associação em parceria com clubes locais tem realizado um pouco por todo o país, momento que levou o CNF a apoiar esta atividade.

É importante lembrarmo-nos que o desporto pode ser uma força motivadora. Para os jovens, o desporto é uma forma privilegiada de aceitação da relação com os outros, assim como de maximização das suas potencialidades. Para os adultos, o desporto apresenta-se como a forma ideal de ocupação de tempos livres, ajudando na manutenção, e melhoria, da condição física e bem-estar.

O desporto adaptado, assume-se como um ótimo meio para que a pessoa com deficiência deixe a inatividade e o sedentarismo, o que melhora, certamente, a integração social e o estado de espírito. Neste sentido, levaremos a efeito a quinta edição do Encontro Regional de Canoagem Adaptada, inserido na semana do desporto escolar hoje pela tarde, no posto náutico de São Lázaro, sendo esta uma organização da Secretaria Regional de Educação e do CNF, contando com o apoio da Associação Regional de Canoagem da Madeira, e a participação dos Centro de Atividades Ocupacionais da R.A.M.

O objetivo deste encontro, é incluir, uma vez mais, os desportos náuticos para pessoas com necessidades especiais no desporto escolar, no sentido de manter a premissa do desporto para todos e também, com o intuito de que seja um grande momento de diversão e de uma nova experiência, para todos os participantes.

Este trabalho tem vindo a ser desenvolvido juntamente com o professor navalista Pedro Correia, que há muito trabalha nesta área, e que é um dos principais organizadores do evento, como também é o treinador da nossa equipa de vela adaptada.

O Clube Naval do Funchal, como entidade inclusiva, tem disponível um total de quatro modalidades adaptadas, pela qual convidamos a todos os interessados em saber mais informações das mesmas, junto à secretaria do Complexo Desportivo da Nazaré.

Mafalda Freitas
Presidente

Popular