À conversa com Isabel Schmidt , instrutora de Fitball no ginásio AquaGym

• Quando foi implementada a aula de Fitball e em que moldes se fomenta?
Esta aula foi implementada há cerca de onze anos atrás. O instrumento de aula é uma bola feita de borracha sem látex. É feita de um material muito resistente, capaz de suportar uma carga de até 300 kg, com três tamanhos diferentes: grande, média e pequena medindo 75, 65 e 55 cm respetivamente.

É uma forma diferente e muito suave de treinar e queimar calorias.

É também, uma atividade funcional em que melhora o desempenho desportivo e o sistema osteoarticular. Por outro lado, diminui o tecido adiposo (tecido do corpo humano cujas células possuem óleos e gorduras), aumenta a massa magra e promove uma melhoria no funcionamento cardíaco. De facto, esta é uma aula que previne doenças, tais como aterosclerose, osteoporose e ainda melhora a postura e trás benefícios psicológicos aos utentes que praticam.

• Qual a grande vantagem e diferença desta aula, relativamente a outras?
A utilização da bola para o treino, provoca uma instabilidade forçando o utente a utilizar músculos profundos, o que acaba sendo difícil de acontecer em atividades convencionais, treinando também a velocidade de reação do corpo, fazendo com que a pessoa utilize os músculos estabilizadores, que são os músculos ao redor da coluna responsáveis pela postura corporal nos movimentos.

• Quem pode praticar este tipo de aulas?
É indicada especialmente para pessoas com problemas lombares e cervicais. Mas no entanto, esta é uma aula recomendada para qualquer faixa etária, e é muito segura, sendo que todos podem praticar, desde grávidas a pessoas com necessidades especiais, sendo que adequo sempre a aula consoante as necessidades de cada utente.

• Quais os seus benefícios?
Os benefícios são vários, pois como a bola é uma superfície instável, promove o trabalho de equilíbrio constante, e carece de uma concentração constante neuromuscular. Ainda promove uma dinâmica articular e equilíbrio muscular. No entanto, utiliza e dinamiza todo o corpo;
Melhora o equilíbrio e a coordenação corporal;
Corrige más posturas ajudando a manter a posição da coluna correta;
Alivia tensões;
Ativa a circulação sanguínea;

• Umas palavras de incentivo para as pessoas aderirem a esta aula?
Apesar de parecer difícil equilibrarmo-nos nesta grande bola, a verdade é que é muito simples de utilizar. Com a sua ajuda, e quase sem se aperceber, trabalha os músculos lombares, fortalece as pernas, os glúteos e as costas, como também melhora a sua postura e obtém maior flexibilidade. Experimente! Seja corajoso (a).

Popular