68 velejadores no VI Torneio Exictos

3ª Prova do Campeonato da Madeira de Vela Ligeira

Decorreu no passado fim de semana o VI Torneio Exictos – 3ª Prova do Campeonato Regional de Vela, organizado pelo Clube Naval do Funchal em parceria com Associação Regional de Vela da Madeira. Enfrentando as condições climatéricas que se fizeram sentir no Funchal estes últimos dias, foram realizadas duas regatas que validaram esta competição onde participaram embarcações de todas as classes de vela ligeira, nomeadamente Optimist Juvenil e Infantil, Laser Radial, Laser 4,7 e Laser 420, Raceboard, Techno 293 Junior e Tecnho 293 Juvenil, num total de 68 velejadores de 4 clubes náuticos.

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar ontem, domingo, nas instalações do CNF no Centro Náutico de São Lázaro, contando com a presença de parceiros e patrocinadores, nomeadamente, o Diretor Regional de Juventude e Desporto, David Gomes, o Vereador da Câmara Municipal do Funchal, João Pedro Vieira e José Rocha da Exictos. Mafalda Freitas, agradeceu a “(…)participação dos atletas nesta competição, bem com a todos os parceiros e entidades presentes e todos os envolvidos na organização do evento, nomeadamente a comissão de regatas e todo o pessoal de apoio logístico em terra e no mar”. A presidente do CNF terminou o discurso desejando a todos “(…)um bom ano e com bons ventos para a vela regional”.

Em termos de resultados, em Optimist Infantil João Rosa da Associação Náutica da Madeira (ANM), foi o grande vencedor desta classe sendo Sara Aguiar e André Abreu ambos do Iate Clube de Santa Cruz (ICSC) que conquistaram o segundo e o terceiro lugar. Laura Correia do CNF, foi segunda nos femininos e quarta na classificação geral desta classe. João Relvas, velejador do CNF, foi quarto classificado na classe Optimist Juvenil, no total de vinte e quarto participantes, sendo os três primeiros lugares ocupados por Vasco Soares, Afonso Silva e Mário Soares da ANM. Neste escalão, Júlia Cardoso foi a grande vencedora nos femininos, seguida por Elisa Rocha também do Naval. Na classe Laser 4.7, Alexandre Pestana e Diogo Freitas do ICSC ocuparam a primeira e segunda posição, e Catarina Sousa da ANM ficou pela terceira posição da geral. Pedro Abreu do CNF, ficou em quarto lugar. Em Laser Radial Absoluto Alivar Cardoso, subiu à terceira posição do pódio, senda segunda posição ocupada por Guilherme Monteiro e a primeira por Gonçalo Vieira, ambos atletas do ICSC. João Ferreira e António Ornelas conquistaram no 420 o segundo lugar, sendo a dupla da ANM, composta por Vicente Câmara e Tomás Sousa a grande vencedora. No Windusrf, Francisco Rodrigues do Clube Naval do Funchal conquistou o terceiro lugar em Bic Techno 293 Juvenil, sendo os atletas do Centro Treino Mar (CTM) a ocupar a primeira e segunda posição nomeadamente, Madalena Freitas em primeiro e Inês Pontes em segundo. Por fim, na mesma classe mas no escalão Junior, foi João Abreu , André Pereira e Rodrigo Ferreira também do CTM, os atletas que ocuparam o primeiro, segundo e terceiro lugar respetivamente.

 

Partilhar